A prefeitura planeja instalar painéis de energia solar em três terminais de ônibus, dentro do projeto Curitiba Mais Energia. A ideia é também levar o sistema para a rodoviária e ao antigo aterro do Caximba. Em maio, painéis foram instalados no teto do prédio da prefeitura.
Os primeiros terminais que terão placas de energia solar serão Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão. A expectativa é de que somadas a produção dos terminais, rodoviária e Caximba sejam gerados 980 mil kW/h, o suficiente para abastecer 65 mil famílias.
“A energia será injetada na rede distribuição e a prefeitura define para qual lugar será destinada”, explica a assessora técnica do gabinete da Secretária Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Josiana Koch.
A prefeitura planeja ainda levar os painéis para terminais que estão sendo construídos, como o Tatuquara, e os que serão remodelados, como o Campina do Siqueira e Hauer. Já no aterro da Caximba, desativado em 2010, o plano é de que os painéis abasteçam a própria região, uma das mais carentes da cidade.
O projeto Curitiba Mais Energia foi premiado em Berlim, Alemanha, em 2018, pelo C40 Cities Finance Facility. A entidade financia fontes alternativas de energia para a redução emissão de gases poluentes. Curitiba, junto com outras oito cidades, recebeu da instituição US$ 1 milhão para o desenvolvimento das obras.