A prefeitura de Curitiba informou nesta sexta-feira (28) que vai encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe um reajuste de 7,17% nos salários dos servidores e benefícios de aposentados e pensionistas. A proposta corresponde à inflação do período de outubro de 2021 a setembro de 2022, calculada com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Segundo a prefeitura, a reposição inflacionária atinge cerca de 45 mil pessoas, entre servidores e agentes públicos da administração direta, autarquias e fundações públicas, incluindo os profissionais contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS) e conselheiros tutelares. Também compreende os aposentados e pensionistas e se estende ao quadro de pessoal da Câmara de Vereadores. A estimativa da prefeitura é de que o pagamento dos 7,17% trará um impacto de R$ 29,2 milhões na folha de pagamento.
A prefeitura acrescenta que, se o projeto de lei for aprovado pelos vereadores nas próximas semanas, o pagamento deve ser realizado de forma retroativa ao dia 1º de novembro.