Câmara Municipal de Curitiba.
Câmara Municipal de Curitiba.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

Na manhã desta segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou em primeira votação, uma nova prorrogação dos mandatos de diretores e vice-diretores de escolas municipais de Curitiba. Por causa da pandemia, o mandato, que originalmente era de três anos e já havia sido prorrogado em 2020, foi novamente estendido, agora valendo até dezembro de 2022.

A prorrogação recebeu 24 votos favoráveis e seis contrários. Caso a maioria dos parlamentares fosse contrária à proposta, 85% das escolas precisariam realizar eleições até o final deste ano. Uma das justificativas alegadas para postergar as eleições é a garantia de que elas ocorram em um momento mais seguro, com a participação de toda a comunidade escolar, sem causar prejuízos para nenhum concorrente.

Além disso, outro argumento anexado à proposta aponta que uma eleição neste momento poderia dificultar ainda mais o processo de ensino, já que para participar da disputa, professores teriam que se afastar das aulas.

O texto partiu da Comissão de Educação, Cultura e Turismo após audiência pública com representantes da comunidade escolar e da Prefeitura de Curitiba. Participaram da pesquisa 287 diretores e vice-diretores de escolas municipais, e como resultado, 94% dos gestores das instituições consideravam a prorrogação dos mandatos uma medida mais adequada.