A trincheira da Rua General Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, em Curitiba, está liberada ao trânsito após 3 anos de obras. Nesta terça-feira (15), a nova estrutura foi inaugurada com a promessa de facilitar a circulação de 62 mil veículos por dia e que serve de itinerário para dez linhas de ônibus. O investimento total realizado na obra foi de R$ 15 milhões.
A trincheira da Mário Tourinho atrasou logo no início das obras. Após a conclusão do processo licitatório, em julho de 2018, o consórcio formado pela Triunfo e TCE Engenharia não encontrou no mercado as estacas metálicas previstas no projeto. A mudança na especificação das estacas e também a substituição do material do pavimento da pista, que passou para concreto, levou a uma readequação do projeto. O início da obra ocorreu em 23 de setembro de 2019, afetando diretamente os comerciantes da região. Atraso na entrega de produtos, quebra de máquinas e afastamentos de operário na pandemia da Covid-19 também afetaram a conclusão da obra, prevista para abril de 2020.
Foram utilizadas no local 918 estacas metálicas assumindo função estrutural e formando as paredes laterais da trincheira, que em seu interior ganhou 290 metros de pavimento de concreto. São 96 novas luminárias de vapor metálico na área externa e mais 10 projetores de LED para a parte interna da trincheira. Com a abertura para o tráfego, o trabalho vai seguir nos próximos dias para fechamento dos meios-fios e do calçamento que permaneceram abertos para permitir a passagem de veículos no desvio feito pelas alças da nova trincheira.