A comunidade ucraniana de Curitiba fará um ato de apoio nesta sexta-feira (25) ao país do leste europeu invadido pela Rússia. Das 18h às 20h, descendentes e quem mais quiser participar poderão se solidarizar com a Ucrânia em ato no Memorial Ucraniano no Parque Tingui, no bairro Pilarzinho. Cerca de 80% dos 600 mil imigrantes e descendentes de ucranianos do país vivem no Paraná. O Brasil é a quarta maior colônia de ucranianos do mundo, atrás apenas da própria Rússia, do Canadá e dos Estados Unidos.
"Venham com suas camisas bordadas, camisetas com dizeres ucranianos, bandeiras e velas, para que rezemos e intercedamos pela paz aos nossos irmãos ucranianos. Vamos realizar uma corrente de boas energias e orações pela nossa amada Ucrânia", diz o convite do ato organizado pelas igrejas ucranianas da capital junto com a Sociedade Ucraniana do Brasil, o Clube Poltava e a Representação Central Ucraniano-Brasileira.
A primeira manifestação de apoio dos descendentes no Paraná ao povo ucraniano foi no próprio dia da invasão comandada pelo presidente russo Vladimir Putin. No fim da tarde de quinta-feira (25), moradores de Prudentópolis, a 200 km de Curitiba, nos Campos Gerais, foram à praça principal da cidade com roupas típicas, bandeiras e camisas da Ucrânia. Os moradores da cidade, que tem 75% dos 57,2 mil da população de origem ucraniana, inclusive se ofereceram para receber refugiados da guerra em suas próprias casas.