Funcionários da prefeitura de Curitiba trabalham na reposição de cabos de energia na Praça Afonso Botelho| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Em até 30 dias, a Praça Afonso Botelho, mais conhecida como Praça do Atlético, em frente à Arena da Baixada, no bairro Água Verde, em Curitiba, deve voltar a ficar completamente iluminada. A prefeitura de Curitiba está trabalhando na reposição dos 13 mil metros de cabos de energia furtados do local no final do ano passado. Para evitar que o espaço fique no escuro novamente, o cabeamento está sendo instalado com um sistema antifurtos.

CARREGANDO :)

“Esses cabos de rede subterrâneos passam por caixas de passagem que ficam ‘desprotegidas’, só com uma tampa em cima. Se deixarmos assim, eles ficam vulneráveis, quem quer furtar, abre a caixa, corta os cabos e os puxa pela caixa de passagem”, explica o diretor de iluminação pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Tony Malheiros, ao justificar a concretagem dessas caixas no novo sistema.

Conforme Malheiros, para evitar que alguém resolva cavar qualquer área por onde passem os cabos para roubá-los, os dutos dentro dos quais eles são enterrados também foram rebaixados e colocados entre 1 metro e 1,5 metro da superfície, além serem envelopados com concreto.

Publicidade

R$ 25,9 mil

É o valor dos reparos na Praça Afonso Botelho, de acordo com a prefeitura de Curitiba. Segundo Malheiros, a reposição de cabos de energia da iluminação pública já acarretaram ao município gastos de cerca de R$ 100 mil só em 2017.

O sistema já vem sendo usado pela prefeitura - e não apenas na reposição de cabos furtados. “Em obras novas, quando fazemos a implantação de sistemas novos [de iluminação], já usamos isso”, diz o diretor de iluminação pública. Segundo ele, a obra acaba ficando entre 10% e 15% mais cara nestes casos, devido ao trabalho envolvido para evitar que o cabos seja furtados. No entanto, o sistema tem apresentado resultados.

Outros furtos

O furto de cabos é um problema recorrente para a prefeitura. De acordo com Malheiros, mais de 6 mil metros de cabos foram furtados recentemente da Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a passarela do Hauer e a divisa com São José dos Pinhais. Outros pontos onde isso é recorrente são a Linha Verde e as avenidas Iguaçu e Toaldo Tulio.