O estresse da vida acadêmica virou assunto para cachorro. Quem está ajudando a diminuir a ansiedade dos alunos da Pontifícia Universidade Católica Paraná (PUCPR) em Curitiba são os cães terapêuticos do projeto Focinhos, que trabalha para diminuir o número de animais abandonados em Curitiba e região metropolitana.
Pelos blocos da universidade, os acadêmicos encontram cães terapeutas durante o intervalo das aulas e interagem com o animal, aliviando a tensão da rotina. Durante as visitas, os estudantes ficam livres para interagirem com os cachorros que estão acompanhados de seus tutores. O projeto do Serviço de Apoio Psicopedagógico (Seap) da PUCPR promove o encontro em algumas datas agendadas ao longo do semestre.
Não é necessário fazer inscrição, já que os animais ficam no térreo de cada bloco e em frente à biblioteca da universidade em datas específicas ao longo do semestre. “Escolhemos datas em que os estudantes estão sob muita tensão, como o início das aulas, semana de provas ou trabalhos”, esclarece a psicopedagoga da SEAP, Ana Lucia Lacerda Michelotto.
Esses encontros estão se mostrando tão eficazes que o professor do curso de Psicologia e coordenador da Seap, Saulo Geber, nota a diferença na sala de aula. “Vi meus alunos agradecerem e falarem que o Focinhos mudou o dia deles”, relata.
Para os alunos, essa atividade também é positiva. “Às vezes a aula não foi legal, então, ver os animais e fazer carinho neles ajuda a quebrar a rotina. Sem contar que nesses momentos você conhece outros alunos que estão ali vendo o animal também”, conta a aluna do 3° ano do curso de licenciatura em História da PUCPR, Paula Purim Manfredini, de 20 anos.
Focinhos
O projeto Focinhos, além de contar com os cachorros de tutores da própria universidade, também recebe apoio do projeto Amigo Bicho e Instituto Cão Companheiro. O Amigo Bicho é uma ONG que faz visitas em hospitais e clínicas com cães terapêuticos há 14 anos. Em parceria com a PUCPR, a ong incorporou ao seu calendário visitas na universidade. Já o Cão Companheiro é um instituto que dá cursos para cães de assistência e apoia o Focinhos fazendo a avaliação de novos animais no projeto.
Ao todo, a iniciativa conta com a assistência de 40 cães. No entanto, durante as visitas, não são todos os animais que vão. Em média, por encontro, há cinco cães participantes.
No segundo semestre de 2019, o projeto Focinhos estará na PUCPR nas seguintes datas:
- 15/10, 16/10 e 18/10 - das 9h às 10h e das 18h às 19h nos térreos dos blocos da universidade;
- 28/10 - das 9h às 11h e das 18h às 20h em frente à biblioteca;
- 11/11, 12/11, 13/11 e 14/11 - das 9h às 10h e das 18h às 19h nos térreos dos blocos da universidade;
- 25/11 - das 9h às 11h e das 18h às 20h em frente à biblioteca.