Termina nesta quinta-feira (31) o cadastramento das crianças que ainda não estudam nos centros municipais de educação infantil (CMEIs) ou escolas municipais. As matrículas passam a valer a partir de 2018 na pré-escola ou no 1º ano do ensino fundamental.
De acordo com a prefeitura, quem se cadastra nesta etapa tem a oportunidade de indicar as unidades de preferência. O sistema não garante a matrícula na escola escolhida, mas prioriza a vaga pretendida. Até esta segunda-feira (28), 6.327 crianças já haviam sido cadastradas no sistema da Secretaria Municipal da Educação.
Antes de entrar no sistema para fazer o cadastramento pelo computador, a família deve identificar as unidades próximas de casa. Os pais ou responsáveis que precisarem de ajuda para localizar estas unidades ou que quiserem auxílio no momento do cadastramento podem procurar o Núcleo de Ensino da sua regional.
Cadastro
Acesse o site Cidade do Conhecimento, clique no banner do cadastro escolar, informe os dados do responsável, da criança, endereço da família e indique as unidades de preferência. Depois de cadastrar a criança, basta imprimir o comprovante e aguardar as próximas etapas.
O resultado do cadastramento será divulgado no dia 16 de outubro, quando os pais vão saber onde a criança foi cadastrada. Depois disso, os responsáveis devem levar a documentação na unidade até o dia 20 de outubro. As trocas poderão ser feitas de 7 a 9 de novembro nos núcleos regionais.
Quem não fizer o cadastramento dentro do prazo, poderá fazê-lo a partir de 4 de dezembro também nos núcleos regionais de ensino.
Quem não precisa
As crianças que já estudam na rede municipal de ensino (escolas ou CMEIs) não precisam ser cadastradas novamente. Esta fase é exclusiva para as que frequentam unidades particulares ou aquelas que virão de outras cidades para morar em Curitiba em 2018.
As crianças que frequentam os centros de educação infantil contratados (CEI) serão cadastradas pelas unidades, mas a escolha das escolas ou CMEIs de preferência será feita pela família. Nestes casos, os CEIs estão coletando as informações diretamente com os pais.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”