Uma denúncia anônima levou uma equipe a Polícia Civil a um canil clandestino em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na terça-feira (2). No local, que era mantido sem nenhuma autorização, os policiais da Delegacia do Meio Ambiente encontraram 14 cães de raça em péssimas situações, machucados e doentes. O dono do canil foi encaminhado à delegacia, mas não ficou preso. Este é o terceiro canil fechado na região nos últimos 20 dias.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Conforme o delegado Matheus Laiola, a denúncia informava que o canil não tinha autorização. “Entramos em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Piraquara, confirmamos a denúncia e combinamos o deslocamento. Ao chegar, nos impressionamos com a forma que encontramos estes cães, que estavam em péssimas condições, muito machucados, muito doentes”, relata o policial.
No canil, que ficava no bairro Chantecler, região rural de Piraquara, foram apreendidos nove cães da raça Border Collie e cinco Golden Retriever. Segundo o delegado, a situação dos animais surpreendeu. “É uma situação que comove até a gente, porque não nos acostumamos com o que vimos. É muito triste”.
O dono do canil, um idoso de 62 anos, foi detido em flagrante pelo crime de maus-tratos. Ele foi encaminhado à Delegacia de Piraquara, mas não ficou preso. “Infelizmente, por este crime, não temos como mantê-lo preso. Mas ele assinou o termo circunstanciado e vai responder sim pelo que estava fazendo”, explicou o delegado.
Os cães foram recolhidos e encaminhados a uma ONG, que já está fazendo o tratamento veterinário. Depois que forem recuperados, os animais provavelmente vão ser destinados a adoção.
Laiola reforça que as denúncias são importantes para que a polícia chegue a estes canis clandestinos. O contato da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente é o (41) 3251-6200.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião