Foi extinta a possibilidade de emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) nas agências da Caixa Econômica Federal de todo o país. A informação foi dada pela Receita Federal nesta quinta-feira (12). O serviço deixa de ser prestado por causa do fim do convênio entre a Caixa e a Receita. Ainda é possível fazer o documento nas agências do Banco do Brasil ou nas unidades dos Correios, pelo valor de R$ 7.
Esse não é o primeiro serviço que deixa de ser prestado pelo banco. Desde março não é mais possível pagar as contas de luz da Copel nas casas lotéricas espalhadas pelo Paraná.
Outros serviços relacionados ao CPF, como alteração de endereço do cadastrado, também não poderão mais ser executados nas agências da Caixa. Em Curitiba, a inscrição do CPF também pode ser feita na sede física do órgão, que fica na rua Mal. Deodoro, 555, no Centro. Já as alterações de cadastro para quem tem o documento estão disponíveis também por meio do site da instituição.
Leia também: Faixa ao lado do acampamento de Lula cobra manutenção da prisão em 2ª instância
Vale lembrar que o CPF em formato plástico não é mais emitido pela Receita desde junho de 2011. A partir de então, o comprovante do cadastro passou a ser feito apenas com o recibo impresso pelo emissor ou por meio de documentos que contenham o número - como Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação. O comprovante pode ser impresso por meio do site da Receita quantas vezes forem necessárias, sem custo algum.
A reportagem entrou em contato com a Caixa para verificar o motivo do encerramento do serviço, mas a instituição afirmou que não irá se posicionar sobre o assunto.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião