O cronograma de matrículas e rematrículas na rede estadual para o ano letivo de 2018 já foi definido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que também divulgou as datas para os processos de transferência dos alunos que estão vindo de fora do Paraná, trocando de cidade ou deixando a rede privada para ingressar na rede estadual paranaense. O ano letivo de 2018 começa no dia 19 de fevereiro para um milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino, e as aulas vão até 19 de dezembro.
Leia também: Inscrições para o Colégio da PM terminam neste sábado
Para alunos que vão ingressar em graus diferentes, ou seja, no 6º. ano do ensino fundamental ou 1ª. série do ensino médio, pais e responsáveis devem comparecer às escolas entre os dias 4 a 8 de dezembro para a matrícula.
A carta-matrícula será entregue aos alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental entre os dias 27 de novembro e 1º. de dezembro. O documento traz a instituição de ensino para a qual o aluno está sendo direcionado, de acordo com a proximidade de sua residência e disponibilidade de vagas, entre outros critérios. Por isso, é importante a atualização do endereço residencial, que deve ser feito nas secretarias das escolas.
Para a matrícula, é exigido o original e cópia de documento de identificação (certidão de nascimento ou RG), fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (no máximo de três meses), histórico escolar, além da carta matrícula.
No caso dos alunos que vão para o 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, ou 2ª e 3ª série do ensino médio, pais ou responsáveis precisam ir até a escola estadual para assinar a rematrícula, no período de 16 de novembro a 1º de dezembro. Neste caso, não são exigidas documentações.
Transferência
Os alunos que estão vindo de outros estados, trocando de cidade ou deixando a rede privada para ingressar na rede estadual paranaense devem procurar a escola de interesse entre os dias 18 a 22 de dezembro e informar pretensão de vaga. Caso não haja vagas disponíveis no local, a Secretaria da Educação irá verificar qual a unidade mais próxima que tem possibilidade de acolhê-los.
Já os estudantes que desejam trocar de escola estadual, mas dentro do próprio município, devem procurar a unidade de interesse a partir de 2 de janeiro e verificar a disponibilidade de vaga.
Todas as informações sobre as matrículas para 2018 estão disponíveis na internet.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas