A onda de calor segue predominando nesta quarta-feira (11) em Curitiba, com o sol aparecendo já nas primeiras horas da manhã, sem possibilidade de chuva. Segundo o Simepar, os termômetros variam entre 15°C e 27°C na cidade.
No Litoral, o tempo firme também prevalece desde o início do dia. Nesta quarta, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, a máxima pode chegar a 28°C. Já no fim de semana, assim como em Curitiba, a presença da frente fria contribui para o tempo fechar já a partir desta sexta, quando o frio também chega com força nas praias paranaenses.
Leia também: Acampamento pró-Lula divide opiniões e muda a rotina de bairro de Curitiba
O mesmo acontece no interior do estado. O clima seco só deve predominar até o fim de semana. Até lá, não deve chover nem esfriar. Na quarta-feira, em Umuarama, a mínima prevista é de 19°C e a máxima pode chegar a 31°C. Já em Foz do Iguaçu, na quarta, a máxima gira em torno de 32°C.
Frio chegando?
Nesses últimos dias, uma massa de ar seco e quente que predomina sobre o Sul do Brasil tem feito o sol brilhar forte em Curitiba. As temperaturas máximas vêm beirando os 30°C e, por isso, a chuva continua sem dar as caras na capital paranaense desde o fim de semana. Mas é bom aproveitar o tempo bom. Segundo o Instituto Simepar, uma frente fria se aproxima da capital e o clima deve sofrer uma mudança brusca a partir da noite de sexta-feira (13).
“A mudança no clima ocorre no Paraná por causa da presença de ventos no sentido Sudeste, que sopram do oceano em direção ao continente. Esse efeito causa o aumento da umidade relativa do are e o céu ficará encoberto, com possibilidade de chuva.
Sem a presença do sol, as temperaturas começarão a cair já no fim de semana”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. Segundo ele, embora o fim de semana apresente o tempo fechado, a sensação de frio deve ser maior a partir de segunda-feira (16), quando as mínimas em Curitiba podem atingir 10°C.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ