A piscina da Praça Oswaldo Cruz, cuja reforma do complexo esportivo está atrasada há mais de um ano, poderá ter um sistema diferente de aquecimento. A proposta é utilizar o calor descartado pelo ar-condicionado do Shopping Curitiba, que fica em frente à praça, para aquecer a piscina, que agora é coberta.
- Leia também - Com obra atrasada, Praça Oswaldo Cruz é tomada por moradores de rua e drogados
A Copel estuda a implantação deste projeto-piloto como parte do Programa de Eficiência Energético. De acordo com a prefeitura, técnicos da Copel negociam com a direção do shopping a parceria. O projeto está em fase de elaboração e análise de custos. O Shopping Curitiba confirma que as negociações com a prefeitura estão em fase inicial, mas afirma ter “total interesse no projeto”.
Segundo a Copel, no caso do Shopping Curitiba, o sistema de ar-condicionado retira o calor do interior do ambiente, transferindo-o para uma tubulação de água. Essa água é resfriada em uma torre de refrigeração e descartada. No projeto da Copel, a água não seria resfriada, com isso, o calor do aquecimento seria transferido por uma tubulação para a piscina da Oswaldo Cruz, que fica em frente ao Shopping Curitiba.
Aproveitamento energético
O projeto-piloto de aquecimento da piscina da Oswaldo Cruz faz parte de uma determinação do prefeito Rafael Greca (PMN) de aproveitamento energético nos novos equipamentos municipais para aliviar os cofres municipais. “Para a Oswaldo Cruz já está sendo estudado o projeto de troca de calor. Para os Clubes da Gente do Bairro Alto e Jardim Pinheiros devemos estudar uma planta solar. E para a piscina da Ouvidor Pardinho vamos analisar a possibilidade de aquecimento a partir de um projeto com a Compagás”, afirma o prefeito.
A determinação de Greca pretende também incluir as luzes de Natal que iluminarão as ruas no fim do ano. O objetivo é incluir essa ação no programa da Copel para que o município não tenha um grande consumo de energia elétrica com a iluminação natalina. “Podemos celebrar mostrando a nova energia à população por um projeto de Natal Solar, com instalações iluminadas a partir de fontes energéticas alternativas”, propõe o prefeito.
Atraso da obra
Iniciada em fevereiro de 2015, a reforma na Praça Oswaldo Cruz, principal centro de esporte e lazer no Centro de Curitiba, está atrasada um ano. O centro poliesportivo da praça, que inclui a quadra e a piscina, está fechado desde dezembro de 2013. Tanta demora gera expectativa e insatisfação entre os frequentadores. Expectativa porque a revitalização da quadra e a conclusão da cobertura da piscina eram reivindicações antigas, já que o espaço passou apenas por reparos essenciais desde a inauguração em 1976. Insatisfação porque, segundo os frequentadores e vizinhos da praça, o local ficou abandonado durante as obras, aumentando a presença de moradores de rua e, principalmente, consumidores de drogas.
Iniciada em fevereiro de 2015, a reforma deveria ter sido concluída em fevereiro de 2016. O atraso foi causado por uma reforma de última hora descoberta durante as obras: a existência de tubulações e antigos tanques de óleo que tiveram de ser retirados pela possibilidade de impacto ambiental. Entretanto, desde então, nenhuma outra previsão de conclusão foi dada pela prefeitura.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas informa que a reforma deve ser encerrada no segundo semestre de 2017. O atraso agora é por causa da instalação de equipamentos para aquecimento e controle de cloro da piscina, as quais não foram entregues ainda.
Apesar da reclamação dos moradores, a Secretaria do Meio Ambiente afirma que o Departamento de Parques e Praças vem realizando serviços mensais no local, como limpeza, poda de árvores e corte de grama.
Colaborou: Cecília Tümler
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião