Curitiba terá mais um dia de bastante calor nesta quarta-feira (14), véspera de feriado da Proclamação da República. A estimativa do Instituto Simepar é de que os termômetros cheguem a ultrapassar os 30ºC, e o dia deve ser muito abafado. A previsão é de mínima de 19ºC e a máxima de 31ºC.
Além de calor, a capital está sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que afirma que devem chegar também chuvas intensas - especialmente entre o fim da tarde e o início da noite. Fora as precipitações, a capital poderá ter ventos de mais de 50 km/h e até mesmo trovoadas.
De acordo com o Simepar, depois de uma manhã e tarde com sol entre nuvens, a mudança nas condições do tempo ocorre por causa da chegada de uma frente fria que avança pelo Sul do país. O fenômeno deve começar nesta quarta-feira e o alerta se mantém até a quinta-feira (15) . “A mistura do tempo abafado dos últimos dias com a umidade do ar colabora para a instabilidade”, explica o meteorologista Fernando Mendes.
-Leia também: Feriado de 15 de Novembro será termômetro a temporada de verão do litoral
No litoral, a situação é praticamente a mesma de Curitiba. Em Matinhos e Guaratuba, a previsão é de que o termômetro fique entre 20ºC e 32ºC.
O alerta de temporal vale também para a região Oeste e Sudoeste do Paraná. Áreas de chuva com raios já foram registrados na madrugada desta quarta entre o Paraguai e a Argentina, que estão se deslocando para o Paraná.
- Veja mais - Novo shopping de Curitiba vai contratar 6 mil pessoas a partir de 2019
Feriado
Para quem está preocupado que a chuva se estenda por todo o feriado, a notícia boa é que a frente fria deve ir embora logo. Já na tarde de quinta-feira, o sol pode voltar a aparecer entre nuvens, e a previsão é de que o tempo permaneça assim pelo menos até sexta-feira (16). No entanto, as temperaturas não se mantém tão altas quanto na quarta. Segundo o Simepar, em ambos os dias a mínima deve ficar em cerca de 15ºC e a máxima perto dos 22ºC.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião