Presença de onça-parda na região indica que o ambiente está conservado.| Foto: Divulgação/SPVS

Segundo maior felino do Brasil, uma onça-parda foi registrada circulando por uma reserva ambiental na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nos últimos dias. Incomum, o flagra foi feito por câmeras escondidas colocadas em meio à mata. A gravação é uma novidade importante, já que a quantidade de animais desta espécie tem diminuído muito nos últimos anos, encontrando-se na categoria “vulnerável” do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

CARREGANDO :)

Veja o vídeo da onça-parda

De acordo com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), responsável pela reserva em questão, o aparecimento de uma onça deste porte no ambiente é um bom indício não apenas para a própria espécie. “A presença da onça-parda indica que os remanescentes florestais da região encontram-se em um bom estado de conservação, e isso é essencial para que essa e outras espécies possam cumprir seu ciclo de vida”, explica Rômulo Silva, técnico da SPVS.

Publicidade

Leia também: Invasão de escorpiões deixa moradores da região de Curitiba em alerta

De acordo com a sociedade, a espécie começou a sumir com o avanço das cidades sobre as áreas naturais, que geram desmatamento e diminuição de presas. Mas, outro problema grande é a caça. “Muitos episódios de caça ainda são registrados na região, diminuindo ainda mais a incidência da espécie”, acrescenta Silva.

Além dos benefícios para o habitat em geral, a conservação da mata e da onça-parda também traz benefícios socioeconômicos para a região, fomentando o turismo de natureza, a pesquisa científica e as ações de educação ambiental.

Veja o vídeo da onça-parda na Lapa