Uma carga especial chegou ao porto de Paranaguá: um caminhão do Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos que foi usado nas operações de resgate no 11 de Setembro, quando as Torres Gêmeas do World Trade Center caíram após ataques terroristas em 2001. O caminhão branco de modelo Ladder 11, ano 1984, é um fire truck com escada de alto alcance comum no país estadunidense e foi comprado por um colecionador do interior de São Paulo.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
A identificação na lataria do caminhão se refere ao Chicago Fire Departament (CFD), mas há uma placa na porta do veículo que indica seus trabalhos nas operações de resgate dos feridos no atentado.
O caminhão partiu do Porto de Nova York e chegou a Paranaguá no dia 22 de fevereiro. Desde então, aguardava a documentação do Detran e da Receita Federal para que pudesse ser retirado do pátio no porto. Na tarde de terça-feira (21), já com os documentos necessários, o novo proprietário retirou o veículo.
- Curitibano compra e restaura ônibus de 1979 para realizar sonho de infância
- ETs avistados em Curitiba? Arquivos da Aeronáutica “elegem” a capital dos discos voadores
Só que o Ladder 11 não é o único que aguarda a liberação para sair do pátio do porto. Além do caminhão do 11 de Setembro, dois veículos diferentes estão à espera da documentação: outro caminhão do Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos — desta vez na cor vermelha — e um ônibus escolar americano, daqueles amarelos vistos em filmes.
Movimento contrário
Mas não são somente os brasileiros que gostam de produtos importados. Na sexta-feira (25), seis Kombis antigas vão sair do país e serão exportadas para os Estados Unidos — e algumas delas também serão enviados para colecionadores. Três delas são de 1974, duas de 1975 e uma de 1993. Elas serão encaminhadas para quatro portos no país: Galveston, no Texas, Tacoma, em Washington, Belmont, na Califórnia, e Savannah, na Geórgia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião