Uma campanha nesta segunda-feira (7) no Calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, quer conscientizar a população de uma doença crônica e progressivamente incapacitante: a espondilite anquilosante. Médicos da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) estarão na Boca Maldita até as 13h30 orientando a população de que a dor nas costas persistente pode ser a doença, que é progressivamente incapacitante.
- Leia também - Prefeitura de Curitiba tenta viabilizar novo terminal do Capão da Imbuia
A doença se caracteriza pela dor persistente, por mais de um mês, nas costas e rigidez matinal que diminui de intensidade durante o dia. A inflamação das articulações entre as costelas e a coluna vertebral pode causar dor irradiada para o peito, que piora com respiração profunda, sentida ao redor das costelas, ocorrendo pela diminuição da expansibilidade do tórax durante a respiração profunda. Alguns pacientes apresentam forte cansaço, perda de apetite e peso.
Reumatologistas atenderão as pessoas com informações e orientações sobre prevenção e tratamento. O evento é público, aberto a todos os interessados. Mais informações sobre a doença no site da SPR.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia