Começou no dia 11, em todo o país, a campanha de multivacinação, que permite que seja colocada em dia a carteirinha de imunização de crianças e adolescentes de até 15 anos não completos. Em Curitiba, todas as unidades de saúde oferecem as doses, que seguem disponíveis até o dia 22 de setembro.
De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Augusto de Oliveira, a campanha é uma oportunidade para que crianças e adolescentes sejam imunizados, evitando uma série de doenças. “As crianças que não receberam as vacinas ou as doses completas podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva deixa de ser alcançada”, explica. “O risco é de que doenças eliminadas podem recrudescer ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens”.
Quais vacinas?
Na capital, não há meta a ser atingida. Em compensação, todas as vacinas já disponíveis nas unidades de saúde estarão disponíveis. Ao todo, são 17 imunizantes diferentes.
Para as crianças menores de 7 anos, as doses disponíveis são: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP, VOPb, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, Tríplice viral, DTP, Hepatite A, varicela.
Já para adolescentes de até 15 anos não completos, as vacinas dispon íveis são a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), contra HPV, difteria e tétano, febre amarela, hepatite B e meningo C).
Os pais que forem levar seus filhos até as unidades de saúde devem levar também a caderneta de vacinação e documentos pessoais da criança ou adolescente.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia