Com as fortes chuvas que atingiram Curitiba na terça-feira (6), centenas de casas ficaram alagadas na cidade. Mesmo depois que a água baixou, a situação é complicada especialmente para pessoas em condições vulneráveis de moradia. Muitos acabaram perdendo eletrodomésticos, móveis, roupas, alimentos e até mesmo tendo a residência danificada. Por isso, algumas entidades estão promovendo campanhas de arrecadação de diversos itens pela cidade.
Saiba como contribuir com os afetados pela chuva
O clube Rotaract Champagnat, por exemplo, atua há alguns meses com ações de caridade na comunidade do bairro Parolin, uma das mais afetadas pela tempestade de terça-feira. Com os alagamentos na região, a sociedade se reuniu para organizar um mutirão. De acordo com Mariê Muller, presidente do clube, os itens que as famílias mais precisam são cobertores, colchões, roupas e produtos de limpeza.
Contato com água de alagamentos pode causar leptospirose; saiba os sintomas
Leia a matéria completa“Mas estamos tentando recolher o maior número possível de itens diversos, incluindo comida”, explica Mariê. Segundo a presidente, mais de 200 famílias perderam todos os bens com a chuva, sem contar as outras centenas que perderam itens pontuais.
Desde o início da campanha do clube, já foram arrecadadas várias peças para as famílias. “Fazendo campanha boca a boca e nas redes sociais nós já lotamos duas kombis com doações, mas a ideia é continuar juntando enquanto as pessoas precisarem”, conta a presidente.
Outra campanha que está ajudando os afetados pelo temporal é a arrecadação por meio do Disque Solidariedade. O serviço da prefeitura de Curitiba realiza coletas de objetos diversos que podem ser reaproveitados por famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Como esses centros já atendem necessitados regularmente, a demanda por doações aumentou – ainda mais depois da tempestade. Por isso, os CRAS estão circulando pelos locais mais atingidos pela chuva, realizando entregas dos itens doados. Segundo a Fundação de Ação Social (FAS), até a quarta-feira (7), já haviam sido distribuídos127 colchonetes, 160 cobertores e 20 sacos de roupas para a comunidade do Parolin.
Como doar
Rotaract Champagnat
Aceita doações de itens de todos os tipos. É possível fazer agendamento de coleta dos itens por meio do Whatsapp dos responsáveis pela campanha: Mariê Muller - (41) 98854-3091 | Giovanna Dalla - (41) 99951-4132 | Roselia Proença - (41) 9885-13687
Disque solidariedade
Os doadores acionam o serviço de recolhimento (Central de Atendimento da Prefeitura - 156) informando sobre os produtos a serem doados. A informação é repassada à equipe responsável que entra em contato com o doador para agendar a entrega dos produtos. O interessado em doar também pode entrar em contato com o 156 através do site www.central156.org.br.
Quem preferir pode fazer as doações diretamente na sede da FAS, que fica na Rua Eduardo Sprada nº 4.520, no bairro Campo Comprido. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Colaborou: Cecília Tümler
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião