Um canil clandestino no bairro Lamenha Pequena, na região Norte de Curitiba, foi fechado na manhã desta terça-feira (19) após uma ação conjunta de fiscalização da Rede de Proteção Animal da prefeitura com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil. Ao todo, 43 cães de raça foram apreendidos.
Os fiscais, veterinários e policiais que trabalharam na ação encontraram um local impróprio para a criação dos animais. Eles estavam em condições de maus-tratos em baias pequenas e com bastante sujeira, além de medicamentos vencidos e seringas. Segundo a Rede de Proteção Animal, havia indícios fortes de criação para comércio ilegal de cães.
Leia também: Guarda-vidas salvam cachorro que estava se afogando em praia de Guaratuba
Os 43 animais resgatados ficarão sob a guarda de um fiel depositário até a conclusão do processo. Quando estiverem em condições, os cachorros serão encaminhados para adoção responsável.
A prefeitura de Curitiba informou que o responsável pelo canil foi autuado em R$ 21 mil e levado para a delegacia para lavrar termo circunstanciado. A ação só foi possível devido a uma denúncia feita à Central 156.
Crime
A população pode denunciar situações como essa à Central 156 da prefeitura. A Lei Municipal 13.908/2011 relaciona como maus-tratos deixar um animal sem abrigo adequado, sem água e alimento, feri-lo e abandoná-los.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião