Um canil clandestino no bairro Lamenha Pequena, na região Norte de Curitiba, foi fechado na manhã desta terça-feira (19) após uma ação conjunta de fiscalização da Rede de Proteção Animal da prefeitura com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil. Ao todo, 43 cães de raça foram apreendidos.
Os fiscais, veterinários e policiais que trabalharam na ação encontraram um local impróprio para a criação dos animais. Eles estavam em condições de maus-tratos em baias pequenas e com bastante sujeira, além de medicamentos vencidos e seringas. Segundo a Rede de Proteção Animal, havia indícios fortes de criação para comércio ilegal de cães.
Leia também: Guarda-vidas salvam cachorro que estava se afogando em praia de Guaratuba
Os 43 animais resgatados ficarão sob a guarda de um fiel depositário até a conclusão do processo. Quando estiverem em condições, os cachorros serão encaminhados para adoção responsável.
A prefeitura de Curitiba informou que o responsável pelo canil foi autuado em R$ 21 mil e levado para a delegacia para lavrar termo circunstanciado. A ação só foi possível devido a uma denúncia feita à Central 156.
Crime
A população pode denunciar situações como essa à Central 156 da prefeitura. A Lei Municipal 13.908/2011 relaciona como maus-tratos deixar um animal sem abrigo adequado, sem água e alimento, feri-lo e abandoná-los.