A Polícia Civil fechou mais um canil clandestino em Curitiba quarta-feira (28) em uma chácara no bairro São Miguel. Foram apreendidos 46 cachorros, a maioria de raça, como buldogue, pug, husky siberiano, cocker e yorkshire. Alguns estavam feridos e doentes. Em Curitiba, a legislação municipal proíbe criação comercial de animais.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) teve apoio da Rede de Proteção Animal da prefeitura. A mulher que estava com os animais foi presa e multada em R$ 46 mil por maus-tratos. Os cães foram encaminhados para uma instituição que cuida de animais.
Entre as irregularidades no local estão falta de higiene e ausência de água. “Os cachorros estavam em ambiente sujo, com comida estragada. Era algo horrível”, afirma o delegado Matheus Layola, da DPMA.
O canil clandestino foi descoberto a partir de denúncia anônima. "Essas operações são por interferência da população, que é o nosso meio de desvendar casos de maus-tratos", enfatiza o policial.
A DPMA têm feito uma série de apreensões de cães em situações irregulares em Curitiba e região metropolitana neste mês de agosto. Só no dia 13 de agosto, a Polícia Civil apreendeu 60 cães de uma rede de pet shops da capital e São José dos Pinhais e mais 22 de outro estabelecimento no bairro Boqueirão. Dois dias depois, 15 de agosto, mais 16 cachorros de raça foram resgatados de um canil clandestino no bairro São Braz.