Um cachorro que estava sendo atacado por urubus foi salvo neste fim de semana pela Guarda Municipal de Paranaguá, no Litoral do Paraná. O resgate aconteceu na manhã de domingo (17), na Ilha de Cotinga, região de difícil acesso, e foi feito por dois guardas com a ajuda de dois homens andavam de caiaque perto do local. A suspeita é de que o animal tenha sido abandonado na ilha.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, João Carlos da Silva, foram os caiaqueiros que avistaram do mar o cachorro e tentaram resgatá-lo. Porém, como não conseguiram manter o animal na embarcação, mandaram mensagens para pedir ajuda. A patrulha marítima da Guarda Municipal foi acionada para ajudar no resgate do cacohorro. “Os guardas da patrulha estavam na Ilha do Mel e pedimos que fossem até a Ilha da Cotinga porque os caiaqueiros estavam lá esperando”, conta Silva.
Leia também: Consultas gratuitas com veterinários em Curitiba voltam em abril
Na ilha, o animal estava com feridas abertas pelo corpo todo, causadas pelas bicadas dos urubus. Os guardas e os caiaqueiros fizeram curativos antes de transportá-lo para o continente. O cachorro foi encaminhado para o departamento de veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde os médicos veterinários detectaram também outras lesões e doenças. “Ele apresenta uma série de lesões. É um caso típico de maus-tratos e abandono, que é com o que mais trabalhamos aqui na secretaria”, conta a diretora do departamento, Elen Cristine Soares.
Leia também: Com reforma atrasada, Pico de Matinhos passou toda a temporada interditado
As condições de saúde do cachorro é grave e há risco de o bichinho não resistir. “O prognóstico não é favorável, mas não vamos desistir. Temos as condições adequadas e os medicamentos necessários para isso”, afirma Elen. Se o cão se recuperar, será destinado para adoção.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião