• Carregando...
Cavalos foram recolhidos no Cajuru nessa terça-feira (30) | Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Cavalos foram recolhidos no Cajuru nessa terça-feira (30)| Foto: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

Dois cavalos com sinais de maus-tratos foram recolhidos pela Rede de Proteção Animal da prefeitura de Curitiba na tarde de terça-feira (30) no bairro Cajuru. Segundo denúncias, os animais vinham sendo usados na tração de carrinhos de reciclagem, o que é proibido por lei municipal desde 2015.

No momento em que foram encontrados, os animais estavam amarrados em um jardinete. O grupo que explorava os cavalos já vinha sendo monitorado pela fiscalização e seus nomes já constavam em denúncias feitas via Central 156, canal de reclamações, sugestões e denúncias da prefeitura.

-Leia também: Vídeos desmentem caminhoneiro na morte de motorista que caiu do viaduto

A Guarda Municipal prestou apoio à fiscalização. Os cavalos apreendidos ficarão sob a guarda da Rede até serem encaminhados para adoção responsável.Conforme a Rede, com a operação dessa terça, já foram recolhidos 41 animais em situação de maus tratos desde que a legislação que proíbe o uso deles em atividades de coleta começou a valer.

- Veja também: Ex-jogador do Coritiba assassinado brutalmente é enterrado

A tração animal para transporte de cargas é proibida em Curitiba desde 2015, o que não significou, no entanto, o fim imediato da exploração desses animais. Até o ano passado ainda era comum encontrar cavalos empurrando carroças em algumas ruas da cidade.

O decreto que regulamenta o texto da legislação, estabelecendo multa e apreensão dos animais só foi assinado esse ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]