Dois cavalos com sinais de maus-tratos foram recolhidos pela Rede de Proteção Animal da prefeitura de Curitiba na tarde de terça-feira (30) no bairro Cajuru. Segundo denúncias, os animais vinham sendo usados na tração de carrinhos de reciclagem, o que é proibido por lei municipal desde 2015.
No momento em que foram encontrados, os animais estavam amarrados em um jardinete. O grupo que explorava os cavalos já vinha sendo monitorado pela fiscalização e seus nomes já constavam em denúncias feitas via Central 156, canal de reclamações, sugestões e denúncias da prefeitura.
-Leia também: Vídeos desmentem caminhoneiro na morte de motorista que caiu do viaduto
A Guarda Municipal prestou apoio à fiscalização. Os cavalos apreendidos ficarão sob a guarda da Rede até serem encaminhados para adoção responsável.Conforme a Rede, com a operação dessa terça, já foram recolhidos 41 animais em situação de maus tratos desde que a legislação que proíbe o uso deles em atividades de coleta começou a valer.
- Veja também: Ex-jogador do Coritiba assassinado brutalmente é enterrado
A tração animal para transporte de cargas é proibida em Curitiba desde 2015, o que não significou, no entanto, o fim imediato da exploração desses animais. Até o ano passado ainda era comum encontrar cavalos empurrando carroças em algumas ruas da cidade.
O decreto que regulamenta o texto da legislação, estabelecendo multa e apreensão dos animais só foi assinado esse ano.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião