Cerca de 600 pessoas foram afetadas pela tempestade que caiu sobre o Litoral do Paraná na tarde da última quarta-feira (16). O balanço feito pelo governo estadual, que esteve em Guaratuba para avaliar os estragos do temporal. Ao todo, 50 casas ficaram destelhadas nos municípios de Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e na própria Guaratuba, onde a situação foi mais grave.
Ainda na tarde de quarta, vídeos mostraram a força dos ventos, que chegaram a 87 km/h na região e fizeram com que a balsa que faz a travessia entre Caiobá e Matinhos saísse de sua rota e ficasse à deriva. O vendaval também arrastou barcos, jogando-os no meio da rua. Uma casa que ficava à beira-mar também foi carregada pelo mar. Chegou-se a cogitar que o vendaval teria sido, na verdade, um ciclone que passou pela região, mas a informação foi desmentida pelo Simepar.
Veja também: Fenômeno raro, Superlua de Sangue será visível em Curitiba
De acordo com o balanço feito pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil, só em Guaratuba, foram 19 casas destelhadas. Além disso, quatro escolas, dois órgãos públicos e até o prédio da Companhia de Polícia Militar do município foram danificados. Quatro embarcações também sofreram avarias.
A tempestade ainda derrubou várias árvores e afetou o fornecimento de energia elétrica na cidade. Somente durante a forte chuva, 30 mil imóveis ficarem no escuro.
Outros municípios
Nas cidades vizinhas, o estrago foi um pouco menor. Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, 21 casas em Matinhos ficaram destelhadas. O município ainda teve 15 quedas de árvores. Em Pontal do Paraná, foram registrados 5 destelhamentos e, em Paranaguá, somente um.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião