A forte chuva e os ventos que atingiram Curitiba na tarde deste sábado (3) deixaram estragos em várias regiões da cidade. Segundo a Defesa Civil, há registros de destelhamentos e queda de árvores. Segundo o Simepar, os ventos na capital chegaram a 68 quilômetros por hora. Até o momento, não há registros de pessoas feridas.
Até às 18h15, foram contabilizados 75 chamados para atendimento de ocorrências relacionadas a quedas de árvores ou galhos. Os bairros mais atingidos foram Seminário, Boqueirão, Xaxim, Cidade Industrial, Santa Felicidade, Sítio Cercado e Tatuquara. Em Santa Felicidade, uma árvore caiu na Rua Carlos Benato, esquina com a Avenida Toaldo Túlio. No Cabral, a queda foi sobre os trilhos de trem, na Rua Flávio Dellagrave, esquina com Jaime Balão.
Entre as vias que tiveram o trânsito bloqueado devido às quedas de árvores estão a Avenida Toaldo Túlio, no São Braz, a Avenida Getúlio Vargas, esquina com Alferes Poli, no Rebouças, e Avenida Afonso Pena, esquina com Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã.
LEIA TAMBÉM: Curitiba está preparada para evitar novas enchentes no verão?
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão nas ruas para atender às ocorrências. A prioridade é a remoção de galhos que estão obstruindo as ruas.
Foram verificados dois destelhamentos, um no Bairro Alto e outro no Juvevê. Equipes da prefeitura estavam nos locais para distribuição de lonas aos moradores afetados. Já na Cidade Industrial, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica e ameaçava atingir uma residência. No Seminário, uma árvore caiu sobre duas casas.
A chuva também danificou diversos semáforos na cidade. A prefeitura não informou a quantidade de equipamentos que fora de operação nesta tarde, mas havia registro de dezenas de semáforos desligados, inclusive em importantes vias da cidade, como no cruzamento das ruas Augusto Stresser e Almirante Tamandaré, no Juvevê, e também no começo da avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã.
De acordo com a Copel, as quedas de árvores deixaram 134 mil unidades sem energia. Equipes trabalham nos reparos para restabelecer o fornecimento de energia.
Interior e litoral
O Simepar informou que ventos fortes também foram registrados no interior e no litoral. Guarapuava, na região central, teve as rajadas mais fortes: 88,2 km/h. Outras cidades atingidas foram Laranjeiras do Sul (83,9 km/h), Paranaguá (83,5km/h) e Antonina (73,1 km/h).
A Capitania dos Portos do Paraná relatou dois incidentes envolvendo embarcações devido ao mau tempo. No Terminal de Embarque de Paranaguá, no Centro Histórico, uma embarcação soltou-se e colidiu com o cais flutuante da Capitania. Já no Terminal de Contêineres, os cabos de amarração de um navio se romperam, mas a embarcação foi segura por rebocadores.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião