Em questão de minutos, o sábado (31) que era de sol e com temperaturas elevadas, virou noite. Por volta das 15h, o tempo virou por completo na Região Metropolitana de Curitiba. A mudança foi tão brusca que até o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para todo o Paraná.
O sol da manhã foi logo substituído por nuvens carregadas, vento forte e chuva. Em seguida houve registros de destelhamento em casas no bairro Pilarzinho, além de granizo em bairros de São José dos Pinhais, e chuva forte na região de Colombo.
Segundo a Defesa Civil, foram registradas queda de nove árvores, nos bairros Boqueirão, Tatuquara, Barreirinha, Bairro Alto, Pilarzinho, Centro, Cabral, São Francisco e Mercês. Um poste caiu na esquina da Rua Via Veneto com a Rua Santa Bertilla Boscardin, em Santa Felicidade. Houve cortes de energia nos terminais de ônibus do Campina do Siqueira e Campo Comprido.
Destelhamentos e prejuízos
Houve destelhamentos em vários bairros. Ao todo foram atingidas dez casas nos bairros Barreirinha, CIC, Campo Comprido, Cajuru, Sítio Cercado, Santa Cândida e Vista Alegre. A Defesa Civil forneceu lonas aos atingidos e afirmou que, apesar dos estragos, "não houve vítimas desalojadas ou desabrigadas". Os ventos chegaram a 57,6 km/h na capital. Já a chuva chegou a 24 mm.
No Hauer, o vento derrubou a placa de uma igreja na esquina das ruas Oliveira Viana e Coronel Luiz José dos Santos. De acordo com a Copel, cerca de 3,3 mil pessoas permanecem sem luz, em Curitiba. O problema está localizado nos bairros Novo Mundo e Jardim das Américas. A URBS registrou falta de energia elétrica nos terminais Campina do Siqueira, Boqueirão e Campo Comprido durante a tarde, mas nos três terminais a energia foi restabelecida.
No Twitter, vários internautas relataram chuva de granizo em Curitiba na tarde de ontem. A concessionária Arteris Planalto Sul relata chuva de granizo na região de Curitiba e Fazenda Rio Grande. Apesar da chuva, o tráfego é normal na BR 116 em todo o trecho do Paraná e Santa Catarina.
Próximos dias
O alerta amarelo do Inmet foi divulgado neste sábado e é o segundo em uma escala de cores que vai do verde, passando pelo amarelo, laranja e então vermelho. O alerta amarelo prevê “perigo potencial e situação meteorológica potencialmente perigosa”. O Inmet recomenda cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico
Segundo o Simepar, Curitiba teve um início de queda de temperatura por volta das 15h, quando a cidade registrava 26 graus. Na noite de sábado, a temperatura não passou dos 15°C, uma queda de 11 graus em questão de horas. A previsão aponta que os termômetros não passem dos 17 graus neste domingo, com possibilidade de chuva.
Segundo boletim da meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, do Simepar, “uma frente fria está evoluindo sobre o estado e provocando chuva por onde chega”. De acordo com a meteorologista, cidades paranaenses apresentam chuva forte e bastante incidência de raios.
A capital deve ter uma semana com temperaturas mais amenas com relação à semana que passou. As temperaturas oscilam entre 11°C e 18°C com previsão de chuvas em quase todos os dias.