As fortes chuvas que caem em Santa Catarina provocam estragos e já ocasionaram uma morte desde a noite de quarta-feira (23). Uma adolescente, de 12 anos, morreu após um muro desabar sobre a casa da família em São José, na Grande Florianópolis, nesta quinta-feira (24). Outra criança, de 5 anos, foi salva pelos vizinhos.
Leia também: Sob alerta de febre amarela, IAP proíbe visitas em unidades de conservação no Litoral do PR
Na capital, 12 pontos de deslizamentos foram registrados, segundo levantamento da prefeitura de Florianópolis. A cidade tem dezenas de ruas alagadas e serviços públicos já são parcialmente afetados. Além disso, um prédio com vários quitinetes, no Centro da capital, foi interditado após suspeita de danos à estrutura.
Além de Florianópolis e São José, as cidades de Biguaçu, Tijucas e São João Batista, Penha, Navegantes, Chapecó, Xaxim e Ipuaçu também registram estragos por causa da chuva.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 30 registros de enxurradas e vendavais foram registrados em várias cidades do estado, principalmente na Serra, Norte e Vale do Itajaí.
Alerta laranja
A área atingida pelas chuvas está incluída na região para a qual o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas fortes com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios. O alerta é válido até às 9 horas da manhã desta sexta-feira e prevê chuvas de 50 a 100 mm/dia nas seguintes regiões: Planalto Norte Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Meio-Oeste Catarinense, e Litoral Norte Catarinense.
Mais informações em breve.
Deixe sua opinião