Alagamento em Florianópolis| Foto: Marco Santiago/Notícias do Dia

As fortes chuvas que caem em Santa Catarina provocam estragos e já ocasionaram uma morte desde a noite de quarta-feira (23). Uma adolescente, de 12 anos, morreu após um muro desabar sobre a casa da família em São José, na Grande Florianópolis, nesta quinta-feira (24). Outra criança, de 5 anos, foi salva pelos vizinhos.

CARREGANDO :)

Leia também: Sob alerta de febre amarela, IAP proíbe visitas em unidades de conservação no Litoral do PR

Na capital, 12 pontos de deslizamentos foram registrados, segundo levantamento da prefeitura de Florianópolis. A cidade tem dezenas de ruas alagadas e serviços públicos já são parcialmente afetados. Além disso, um prédio com vários quitinetes, no Centro da capital, foi interditado após suspeita de danos à estrutura.

Publicidade

Além de Florianópolis e São José, as cidades de Biguaçu, Tijucas e São João Batista, Penha, Navegantes, Chapecó, Xaxim e Ipuaçu também registram estragos por causa da chuva.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 30 registros de enxurradas e vendavais foram registrados em várias cidades do estado, principalmente na Serra, Norte e Vale do Itajaí.

Alerta laranja

A área atingida pelas chuvas está incluída na região para a qual o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas fortes com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios. O alerta é válido até às 9 horas da manhã desta sexta-feira e prevê chuvas de 50 a 100 mm/dia nas seguintes regiões: Planalto Norte Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Meio-Oeste Catarinense, e Litoral Norte Catarinense.

Imagem aérea de São José, na Grande Florianópolis
Cidade de São José debaixo d’água
Florianópolis, norte da ilha
Capital catarinense tem várias ruas alagadas

Mais informações em breve.