Após uma terça-feira (30) de sol e calor, Curitiba volta à rotina de instabilidade. A chuva vem com a influência de uma nova frente fria no Sul do país combinada com áreas de instabilidade. Com isso, a chuva já chegou ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina e se desloca ao Paraná.Há previsão de chuvas mais fortes em Curitiba e no restante do estado no período da tarde desta quarta, situação que deve se intensificar na quinta-feira (1.º). Apesar disto, a temperatura na capital pode se elevar ao longo do dia, com mínima de 13 °C e previsão máxima de 27 °C.
O retorno das chuvas não é uma exclusividade da capital, isto porque as áreas de instabilidade também se foram nas outras regiões, como oeste, sudoeste e centro-sul do estado. Em parte da região Oeste e Sudoeste do Paraná, inclusive, há alerta laranja de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com possibilidade de ventos fortes e queda de granizo.
Saiba mais:Curitiba está preparada para evitar novas enchentes no verão? A condição chuvosa também deve continuar até o feriado de Finados sexta-feira (2), conforme explica o meteorologista do Instituto Simepar, Tarcísio Valentin da Costa.
“Este sistema de chuvas vai englobar todo o Paraná. Em Curitiba e na região metropolitana a previsão é de chuva mais forte no período da tarde. O tempo fica mais fechado e pode aparecer um sol menos intenso que na terça. Na quinta, as chuvas acontecem a qualquer hora do dia e na sexta, entre o período da tarde e da noite”, explica o especialista.
Leia também: IAP vai autuar empresa responsável por derramamento de óleo na Ilha do Mel
Nas praias, a situação é bem parecida, com previsão de chuva, mas em contrapartida, as altas temperaturas continuam. Em Paranaguá, por exemplo, o dia começa com 18 °C, mas a expectativa é que os termômetros subam bastante, alcançando a marca dos 30 °C ao longo do dia - mesma situação em Matinhos e Guaratuba.
Outras regiões
A chuva deve atingir praticamente todos os municípios paranaenses nesta quarta. Na região Oeste, Sudoeste e Norte, a chance de temporais é bem maior, sem hora definida. Além da chuva, há previsão de rajadas de vento e eventual queda de granizo. Em Cascavel, a temperatura deve ficar entre 17ºC e 27ºC.
Em cidades domo Maringá, Londrina e Paranavaí, os termômetros também sobem bastante, com máxima de 32 °C e 33 °C, respectivamente. Na metade sul do estado, em cidades como União da Vitória, o calor também é forte, com mínima de 13 °C e máxima de 27 °C e a possibilidade de chuvas de granizo é bem maior.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião