Diante das fortes chuvas que caíram sobre Santa Catarina nos últimos dias, a prefeitura de Florianópolis emitiu um alerta pedindo para que moradores e turistas evitem tomar banho de mar nas próximas 24 horas. A preocupação é que, por causa das enchentes registradas na cidade, a balneabilidade da água do mar tenha piorado.
O pedido foi feito pelas redes sociais. Na publicação, a prefeitura pede atenção redobrada principalmente nas áreas próximas a galerias pluviais e fozes de rios, já que é nesses trechos de praia que há mais contato entre o mar e água proveniente da enchente e que pode ter entrado em contato com esgoto.
Leia também: Veja fotos e vídeos dos estragos causados pela chuva em Santa Catarina
Somente nesses primeiros dias de janeiro, Florianópolis já recebeu o dobro de toda a chuva esperada para todo o mês. A expectativa era que a capital catarinense tivesse, ao longo de todo o mês, um volume pluviométrico de 200 milímetros. No entanto, a cidade já atingiu os 400 mm até a última quinta-feira (11). Por causa disso, a prefeitura decretou estado de emergência na tentativa de conter os danos causados pelas tormentas.
Além disso, a administração municipal também usou o Facebook para pedir que os cidadãos saíssem e casa apenas em caso de necessidade, já que as fortes chuvas ainda traziam riscos de mais alagamentos e deslizamentos em algumas áreas da ilha. Algumas estradas chegaram a ceder por causa do alto volume de água.
Ao todo, duas mortes foram registradas na cidade: o de um homem que fazia a limpeza de um bueiro durante a madrugada, que faleceu após cair e sofrer traumatismo craniano, e um cidadão que tentava atravessar uma enxurrada foi levado pelas águas.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião