• Carregando...
De acordo com Simepar, chuvas poderão ocorrer até início de novembro . | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
De acordo com Simepar, chuvas poderão ocorrer até início de novembro .| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Nesta terça-feira (16), as chuvas fortes podem dar uma trégua em alguns momentos em Curitiba, mas o tempo continua instável, com céu encoberto e baixas temperaturas. Segundo o Instituto Simepar, o sol pode até aparecer entre nuvens, mas não o suficiente para o curitibano deixar a sombrinha e o casaco de lado, já que a capital terá mínima de 13 º C e a máxima não passa dos 18 º C.

Essa condição de chuva é bastante influenciável pelos ventos vindos do leste e sudeste que trazem a umidade do oceano em direção ao continente. Além disso, a previsão também condiz com a primavera que neste ano sofre influencia do fenômeno El Ninõ. Com a instabilidade, o curitibano precisa estar atento nesta terça.

“A tendência desta terça é que não chova tanto quanto segunda, mas o risco de chuvisco e garoas ainda existe, principalmente durante a manhã e a noite. Teremos sol, mas entre muitas nuvens. A nebulosidade estará bem alta e a situação não é muito animadora”, explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

Veja mais: Primavera em Curitiba? Simepar prevê chuva e frio até o fim de outubro

Assim como Curitiba, a situação no Litoral é bem semelhante e há previsão de chuvas isoladas durante o dia. A diferença é que nas praias os termômetros vão ficar um pouco mais elevados. Em Paranaguá, a mínima prevista é de 18º C e ao longo do dia, a máxima pode chegar aos 23 º C.

Leia também: Novo cartão-transporte de Curitiba tem sistema antifraude e poderá incorporar outros serviços

Outubro chuvoso

Ainda de acordo com o Simepar, a condição de chuva deve continuar até o início de novembro. Isto acontece porque o deslocamento de frentes frias para a região sul do país é mais comum nesta época do ano. Além da chuva, o friozinho deve predominar na maior parte dos dias, contudo, isso não significa que não haja variações de temperatura já que nas cidades do interior as máximas são mais elevadas e diferente do inverno, a primavera tem mudanças mais repentinas nas condições climáticas.

Saiba mais: Fiat Uno soma multas e dívidas 4 vezes maior do que o próprio valor do veículo

“A gente vê um período com muita chuva e não há indicativo nos próximos dias de um ar mais seco que poderia trazer menos chuvas e um sol intenso. Por estar perto do Mar, Curitiba e Litoral sofrem bastante influencia dos ventos e isso influencia”, completa Braun.

Outras regiões

Ao contrário de Curitiba e do Litoral, a nebulosidade afeta menos outras regiões do estado como o interior e as chuvas podem aparecer de formas mais isoladas. Em Paranavaí, o tempo segue abafado, e ao longo do dia os termômetros podem chegar na casa dos 30º C. Em Maringá e Londrina, a previsão é de 29º C e 28º C, respectivamente e em cidades mais ao sul como União da Vitória e Rio Negro, o tempo fica mais fresco, com mínima de 13º C e máxima de 18º C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]