As crianças em tratamento no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, especializado no tratamento de câncer, receberam uma visita que mudou a rotina da ala infantil na manhã desta quarta-feira (16). Executando contorcionismos, acrobacias e palhaçadas, alguns integrantes do Circo da China passaram pelo local para uma apresentação exclusiva. A companhia é um dos circos mais importantes da China e em 66 anos de existência já passou por mais de 60 países do mundo.
Veja fotos da visita dos circenses no hospital
O grupo, que se apresenta em Curitiba entre os dias 18 e 20 de agosto, aproveitou para fazer a ação e alegrar o dia das crianças em tratamento e suas famílias. Segundo Angela Kochak, que há oito meses acompanha o filho Emanuel, de 4 anos, em sessões de quimioterapia no hospital, ações como essas são muito importantes para distrair os pequenos. “Quando eles ficam internados, o único lazer é a televisão e alguns brinquedos que eu trago ou que o hospital dá. Fora isso, eles ficam muito tempo no mesmo lugar, pensando nas mesmas coisas”, conta a mãe.
Além disso, Angela explica que contribui para o conhecimento individual da criança: “É um alívio ter algum assunto diferente sobre o qual conversar com ele, algo diferente para ele ver”. Para a mãe, a oportunidade de acompanhar um circo tão importante, vindo de tão longe, é única.
Fora o benefício para as próprias crianças, atividades como a apresentação circense também são importantes para as mães e familiares dos internados. “A rotina da minha filha no hospital é a minha também. Eu não posso trabalhar e fico aqui o dia inteiro, então é muito bom tirar um pouco do clima pesado e pensar em outras coisas”, comenta Karoline Lima, mãe da menina Mirella, de um ano e quatro meses.
De acordo com o Erasto Gaertner, outras ações similares são feitas com frequência no hospital, que já trouxe atletas e artistas para interagir com as crianças internadas.
Segundo Camila Machado, porta-voz do circo, em todas as cidades da turnê a companhia faz ações em hospitais. Nesta visita ao Brasil, o grupo passa também por Londrina (PR) e Vila Velha (ES).
Colaborou: Cecília Tümler
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião