Locais que reúnem um grande número de pessoas, os clubes sociais e de lazer com sede em Curitiba e região metropolitana vão fechar nos próximos dias para evitar risco de propagação do coronavírus. Em reunião realizada na última terça-feira (17), no Círculo Militar, entre 15 instituições e o Sindicato dos Clubes do Paraná (Sindiclubes) ficou definido que os estabelecimentos fecharão por duas semanas, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Após esse período serão feitas avaliações da necessidade de se estender o fechamento ou voltar às atividades. Secretarias e os departamentos de manutenção seguirão em funcionamento, porém com número reduzido de funcionários, que trabalharão em sistema de rodízio.
RECEBA notícias pelo WhatsApp
O coronel Nelson Alexandre Fenley, presidente do Clube Círculo Militar, esclareceu que as medidas foram tomadas em comum acordo não só pensando nos associados, mas também nos colaboradores. “Funcionários, professores e técnicos serão dispensados nesse período. Vamos trabalhar com metade do efetivo e quem precisar vir poderá trabalhar em horários diferenciados para evitar aglomerações”, disse.
Apesar do atendimento parcial nas secretarias, a orientação do Sindiclubes é para que os associados resolvam pendências por telefone e busquem informações nos sites e redes sociais dos clubes nesse período.
Na opinião do presidente, toda a comunidade envolvida com os clubes, como associados, colaboradores e prestadores serviços, está ciente de que não há motivos para as atividades continuarem neste momento de risco por causa da Covid-19. “Estamos vivendo um momento complicado e estamos todos convencidos de que é necessários nos isolarmos para evitar contaminação. Temos que fazer esse esforço”, comentou.
Uma nova reunião entre os representantes dos clubes acontecerá no dia 2 de abril para que seja decidida a extensão da paralisação ou a retomada das atividades. De acordo com o Sindiclubes, os estabelecimentos, juntos, atendem 400 mil pessoas.
Participaram da reunião: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), Círculo Militar do Paraná, Clube Curitibano, Clube Dom Pedro II, Clube Duque de Caxias, Clube Mercês, Clube Rio Branco, Clube Urca, Clube 3 Marias, Graciosa Country Club, Santa Mônica Clube de Campo, Sociedade Água Verde, Sociedade Morgenau, Nikkei Curitiba e Sociedade Thalia.
Confira o cronograma de paralisação de alguns clubes:
Santa Mônica
Suspenderá, a partir desta sexta-feira (20), por 15 dias, todas as suas atividades culturais, sociais, esportivas e de lazer. As atividades internas administrativas e de manutenção ocorrerão dentro do plano de emergência existente. Também estão suspensas as Eleições programadas para o dia 22 de março de 2020, ainda sem definição de nova data.
Graciosa Country Club
Atividades serão paralisadas a partir de sexta-feira (20), por 15 dias.
Clube Curitibano
Atividades esportivas e culturais foram encerradas pelos próximos 15 dias. Apenas as secretarias estão funcionando, das 13 h às 17 h, de segunda a sexta.
Sociedade Thalia
Ficam suspensas as atividades e fechadas as áreas de lazer a partir desta quinta-feira (19), até o dia 6 de abril. Todas as sedes estarão abertas apenas para atendimento administrativo, em horário comercial.
Círculo Militar do Paraná
Encerrou temporariamente suas atividades sociais e esportivas nesta quinta-feira (18). Quadro de funcionários será reduzido pela metade e trabalhará em sistema de rodízio, em horários alternativos.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia