Mudanças internas na rotina da equipe de educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba deixaram pais que têm os filhos matriculados nas creches e demais responsáveis preocupados com uma possível alteração no período de funcionamento desses locais. O horário de atendimento dos CMEIs vai das 7h às 18h. Alguns entenderam que esses espaços passariam a abrir 30 minutos mais tarde e fechar 30 minutos mais cedo. Mas a prefeitura esclarece que não é isso o que vai ocorrer e reforça que o horário de chegada e saída das crianças não vai mudar. A alteração será do tempo de permanência em sala de aula. Ou seja, será criado uma espécie de ensalamento das 7h às 7h30 e das 17h às 17h30.
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Segundo a administração municipal, a alteração nos CMEIs não muda em nada a rotina dos pais. O horário de funcionamento das creches permanece o mesmo. “Não é preciso mudar a rotina em casa, chamar parentes para ficar com as crianças nem nada parecido”, afirma a Elisângela Mantagute, superintendente de gestão educacional da Secretaria de Educação de Curitiba.
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A explicação da prefeitura para as mudanças organizacionais é de que existe a necessidade de otimização nos horários das equipes de educadores. Eles trabalham 8 horas por dia e, por lei, deve cumprir 1 hora de descanso no almoço. Segundo Elisângela, uma solução para adequar esse horário de trabalho com o atendimento de qualidade às crianças foi reorganizar a rotina dos CMEIs. Dessa forma, já a partir deste semestre, as crianças deixam de entrar direto em sala de aula às 7h e agora irão participar de interações pedagógicas com crianças de outras salas até as 7h30. O mesmo ocorrerá no horário de saída. Das 17h às 17h30, as crianças participarão de atividades em grupo até a chegada dos pais. E na última meia hora, das 17h30 às 18h, os pequenos ficarão dentro dos CMEis esperando os pais.
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“As demais rotinas permanecem as mesmas”, explica a superintendente. Segundo ela, as novas atividades nesses períodos serão realizadas nos chamados cantinhos pedagógicos e as crianças estarão divididas por faixa etária. “Essa junção das crianças de várias turmas já acontece, nós apenas estamos nos adequando para que ela também exista na entrada e saída dos alunos, dentro dessa meia hora”, aponta.
A prática, segundo a prefeitura, é muito comum nas escolas particulares, onde as crianças chegam e ficam aguardando a hora de entrar na sala de aula na companhia de uma professora auxiliar e alunos de outras turmas, com faixas etárias próximas. “Como os CMEIs não faziam isso, pode causar certa estranheza, mas o ganho na qualidade do ensino passa ser muito satisfatório, principalmente pela possibilidade de convivência entre os alunos”, conclui a Elisângela Mantagute.
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