A partir de fevereiro, alguns motoristas do Paraná poderão esquecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão física em casa ao dirigirem. Parte dos condutores poderá acessar uma versão eletrônica da carteira de motorista usando o celular. Mas, atenção: a novidade só funciona para quem tem o novo modelo de CNH com QR code na parte interna, que começou a ser emitido em maio de 2017.
De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a versão eletrônica armazena todas as informações do modelo impresso, e pode ser usada offline. Para acessá-la, basta fazer um cadastro no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e, em seguida, baixar um aplicativo gratuito chamado “CNH Digital”. Smartphones com sistema Android e sistema IOS estão aptos a rodarem o app.
Em seguida, é necessário escanear o código da versão física com o celular. Não é possível acessar mais de uma CNH em um único dispositivo.
Apesar da comodidade, é preciso ficar atento a possíveis inacessibilidades da versão digital. Se durante uma abordagem por agentes de trânsito o celular estiver sem bateria ou a aplicação não funcionar, será considerado que o motorista não estava portando a CNH. Por isso, a orientação do Detran é que os condutores continuem com o documento físico na carteira.
Como habilitar
Quem ainda não tem o modelo de CNH com QR code interno, pode fazer a solicitação emitindo a segunda via do documento, que tem o valor de R$ 82,36. Outra opção é aguardar o prazo para renovação da carteira, processo que tem taxas específicas que podem ser consultadas no site do Detran-PR.
Para quem já tem a versão mais nova da CNH, basta seguir os seguintes passos:
1- Atualizar o cadastro em uma das unidades de atendimento do Detran, portando a CNH e informando e-mail e telefone.
2- Acessar o Portal de Serviços do Denatran e realizar o cadastro.
3- Ainda no Portal de Serviços do Denatran, abrir o menu “CNH Digital” e clicar em “Ativação” para receber o e-mail com o código de autenticação.
4- Baixar o aplicativo “CNH Digital” no celular. O primeiro acesso será com o código de autenticação, depois será possível gerar uma nova senha com quatro dígitos.
Certificação digital: Quem tiver um certificado digital, como o e-CPF, não precisa comparecer a uma unidade de atendimento do Detran para a atualização de dados e pode fazer a solicitação diretamente no portal do Denatran, seguindo as etapas a partir do passo 2.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião