Pela primeira vez, o Colégio Militar de Curitiba, instituição de ensino do Exército, vai disponibilizar 5% das vagas para estudantes com deficiência ou transtornos de desenvolvimento. As inscrições para o processo seletivo começam na próxima segunda-feira (23) e seguem até 14 de setembro. No total, são oferecidas 30 vagas para o 6º. ano do ensino fundamental. Dessas, duas serão destinadas aos alunos deficiência. A taxa de inscrição custa R$ 95 .
Foram necessários dois anos de preparo dos professores e funcionários para oferecer a educação inclusiva na unidade. Também foram feitas obras de acessibilidade na instituição, como instalação de rampas e modificação nos banheiros.
Para concorrer a uma das 30 vagas, é necessário ter entre 10 e 13 anos, possuir documento oficial de identificação com foto, nunca ter sido excluído de um Colégio Militar por motivos disciplinares e ter completado ou estar cursando o 5.º ano do ensino fundamental.
- Leia também - IFPR oferece 6 mil vagas para cursos técnicos e superiores em 24 cidades do PR
Além disso, o responsável pelo candidato deverá acessar o site da unidade e preencher o documento de inscrição e a Declaração de Responsável Legal, autorizando o estudante a participar do concurso. Depois, será necessário gerar o boleto bancário no valor de R$ 95 e efetuar o pagamento para ter acesso ao cartão de identificação.
As provas acontecem nos dias 21 de outubro e 25 de novembro. Na primeira fase – na Universidade Tuiuti do Paraná - o candidato fará o Exame Intelectual de Matemática. Se for aprovado, passará para a etapa de Língua Portuguesa no próprio Colégio Militar.
A instituição
O CMC é uma escola do Sistema de Colégios Militares do Brasil e, por isso, vinculado ao Exército. Atualmente, o colégio de Curitiba conta com 900 alunos.
Mais informações pelo telefone (41) 3095-6914 com a Secretaria do Corpo de Alunos ou pessoalmente no CMC, localizado na Praça Conselheiro Thomas Coelho, bairro Tarumã.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião