O lago principal do Passeio Público está vazio para que sejam feitas obras de reparo em sua estrutura. Após esvaziado e limpo, a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) vai consertar e impermeabilizar cerca de 30 pontos de vazamento de água no lago. A previsão é de que até julho o lago volte a ser preenchido de água - assim como foi feito nos dois lagos menores.
“É um serviço demorado em função dos vazamentos detectados e que precisam ser corrigidos e também testados, além da colaboração do clima. Agora, que estamos em um período mais seco, a obra deve avançar bem”, afirmou o diretor de Parques e Praças da SMMA, Jean Brasil, em entrevista ao portal da prefeitura de Curitiba.
Veja também: Falta de educação ou de sinalização? Curitibanos desrespeitam separação nas pistas do Parque Barigui
A recuperação dos três lagos faz parte da revitalização do Passeio Público, parque mais antigo de Curitiba que completou 132 anos no começo do mês, dia 2 de maio. A administração do parque também já reformou e pintou os recintos onde ficam os animais, recuperou o parquinho, entre outras ações. No fim do ano, o Passeio deve receber nova iluminação.
Leia também: Parque com o tamanho de dois Bariguis é reaberto na região de Curitiba
Para fazer a limpeza e conserto do lago principal, os peixes foram transferidos para os lagos já reformados. Os macacos que vivem nas ilhas do Passeio Público também foram temporariamente remanejados para outros ambientes durante a reforma do lago. No fim das obras serão instalados cabos aéreos entre as ilhas para que os animais transitem entre elas. O Passeio Público, que já foi o zoológico da cidade, ainda mantém cerca de 400 animais de pequeno porte, de mais de 150 espécies.
Deixe sua opinião