Com os quase 30º C que já fazia próximo das 10 horas da manhã deste sábado (6), as praias do Paraná encheram de veranistas no primeiro fim de semana de 2018. O tempo bom atraiu ao Litoral do estado cerca de 90 mil veículos que passaram pelas praças de pedágio das duas estradas que levam às praias paranaenses e catarinenses, a BR-277 e a BR-376. A expectativa é de movimentação intensa em todos os balneários.
Veja fotos do movimento nas praias
Na principal via de acesso às praias do Paraná, a BR-277, na sexta-feira (5) passaram cerca de 1,8 mil carros por hora desde as 18 horas – o que dá um total de 9 mil carros. Neste sábado, o levantamento da Ecovia, responsável pelo trecho entre Curitiba e Paranaguá, aponta para cerca de 2 mil veículos por hora, tráfego quatro vezes acima do normal.
LEIA TAMBÉM: Litoral do Paraná tem 11 pontos impróprios para banho; 7 ficam em Guaratuba
Já pela BR-376, que dá acesso às praias catarinenses e também a Guaratuba, passaram pelas praças de pedágio do trecho paranaense cerca de 30 mil veículos na sexta-feira, e a expectativa da concessionária Autopista Litoral Sul é que outros 27 mil trafeguem pela estrada neste sábado.
Segundo dados da coordenação da Operação Verão, o movimento nas praias paranaenses está, em 2018, cerca de 30% acima do registrado em temporadas anteriores. Desde o começo da Operação Verão, em 21 de dezembro, já passaram pelas praias paranaense mais de 2 milhões de veranistas.
SAIBA MAIS: Para evitar vandalismo, placas de balneabilidade acabam ficando fora do campo de visão dos banhistas
Travessia de Guaratuba
Neste primeiro sábado de 2018 aconteceu a tradicional prova da Travessia de Guaratuba, promovida pelo Corpo de Bombeiros. Já são 18 edições da prova, que reúne veteranos e bombeiros militares da ativa. O evento, de acordo com a corporação, busca aliar a história que tais homens constroem nos Bombeiros, além de servir como encontro entre as diversas gerações que trabalharam e trabalham na corporação. A largada foi na manhã deste sábado, na Praia Central de Guaratuba, e reuniu mais de 100 bombeiros.
Organizador e idealizador da prova, o sub-tenente Batista estava emocionado ao final do evento: “Não tenho nem palavras para descrever isso que vivi aqui. É uma sensação maravilhosa, encontrar tantos amigos e tanta gente boa”. Com 81 anos, e mais de 30 de corporação, Batista acredita que parte de sua saúde também se deve à tudo que viveu nos Bombeiros ao longo dos anos. “Tenho 81 no corpo, mas hoje me sinto com 18 depois disso aqui”, brincou.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião