Não se deixe enganar pelo sol desta quinta-feira (23): o frio intenso volta ao Paraná já nos próximos dias. Uma massa de ar polar chega ao estado durante o fim de semana, derrubando as temperaturas em praticamente em todas as regiões. Em algumas cidades mais ao Sul, por exemplo, os termômetros devem chegar a 0º C e há a possibilidade de formação de geada inclusive para Curitiba.
De acordo com o meteorologista do Instituto Simepar, Paulo Barbieri, essa virada brusca no tempo é reflexo da passagem de uma frente fria que passa pelo estado já a partir desta sexta-feira (23), trazendo chuvas significativas para todas as regiões. “Não é uma chuva que vai ficar por muito tempo. Tanto que, no domingo, já vai ter sol — mas ele não vai esquentar”, diz.
Leia também: Região de Curitiba vai ganhar 2 novos supermercados em 2019
Barbieri explica que, no interior, as temperaturas começam a cair já na tarde de sábado. “Em Curitiba e nos demais municípios da região, a massa de ar polar chega entre o fim da noite e a começo da madrugada. No domingo pela manhã, vai estar frio já em todo o Paraná”, afirma. Para a capital, a previsão é que os termômetros cheguem em 6º C, mas os municípios mais ao Sul podem registrar um frio bem mais intenso. “Cidades como União da Vitória, Palmas e General Carneiro podem chegar a 0º C”.
Esse cenário se torna, portanto, propício para a formação de geada. Segundo o especialista, as chances de o fenômeno ser registrado em cidades das regiões Sul, Oeste e Sudoeste do Paraná são altas. “Em Curitiba, é um pouco mais difícil, mas não pode ser descartada, ainda mais nos parques. Principalmente na segunda, quando o frio vai ser mais intenso”, revela. Já a neve deve ficar restrita apenas às serras catarinense e gaúcha.
Frio com validade
Apesar de essa onda de frio ser intensa, ela não será duradoura. Conforme antecipa Barbieri, a massa de ar polar vai rapidamente perder força e fazer com que as temperaturas voltem a avançar. A previsão do meteorologista é que a temperatura volte a subir já na terça-feira (28).
Segundo ele, mesmo a apenas algumas semanas do fim do inverno, a chegada do frio no fim de agosto ainda é considerada normal. “É um frio comum nessa época do ano. Em alguns casos, ele avança até mesmo para o início da primavera”, conclui.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo