Idosos tomando sol, crianças brincando no parquinho e animais de estimação passeando com seus donos. Essas são algumas das situações encontradas nesta semana por quem visitou a Praça da Espanha, no Bigorrilho, em Curitiba. Cenas assim passaram a acontecer com mais frequência com a revitalização da praça pela prefeitura. Ação teve início há duas semanas e incluiu a limpeza de pichações, a pintura das estruturas e outras medidas de conservação do espaço.
Veja fotos da revitalização na Praça da Espanha
“Com certeza fica muito mais agradável vir aqui agora que a praça está renovada”, conta a corretora de imóveis Andrea Calábria, vizinha da praça que agora se sente mais confortável para levar os cachorros para passear pela área. Segundo a prefeitura de Curitiba, uma das principais novidades é a pintura da Casa da Leitura Miguel de Cervantes em vermelho e amarelo, cores da bandeira espanhola. A fonte central da praça também recebeu pintura e teve a bomba de água consertada.
De acordo com os moradores, comerciantes e frequentadores do local, as melhorias estéticas, no entanto, não são a parte principal. O que mais alterou a rotina nos arredores foi a presença de um módulo da Polícia Militar (PM) – que fica na praça 24 horas por dia. “É claro que a revitalização é importante, mas a diferença maior é a segurança, que antes estava bem complicada por aqui”, observa o cuidador de idosos Amadeus Filho, que frequenta o local pelo menos duas vezes por semana.
Segundo ele além de inibir a presença de usuários de drogas, o módulo deve ajudar a manter a praça sem novos danos. “A gente imagina que agora não tenha mais pichações frequentes como antes”, exemplifica.
Ainda assim, há quem ache que a praça pode melhorar mais. A babá Louise Viveira, por exemplo, frequenta a praça diariamente, e percebe que mesmo depois das reformas o parquinho não se encontra nas melhores condições. “Não tem muitas opções de brinquedos, apesar de eles estarem em bom estado. A areia do parque costuma ficar bem suja, às vezes chega a ter cacos de vidro”, afirma Louise, que sempre leva a criança que cuida, de dois anos, para passear na praça.
Já com relação ao comércio nas redondezas, a expetativa é grande. Presidente da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores), Alaíde Marcolini acredita que a revitalização pode trazer mais turistas, por exemplo. “O que a gente busca, agora, é trazer as pessoas que vêm a Curitiba para conhecer a praça e as suas atrações”, conta Marcolini.
Colaborou: Cecília Tümler
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas