A chuva que cai em alguns bairros de Curitiba na tarde desta sexta-feira (03) pode ganhar força e trazer alguns transtornos ao longo dos próximos dias. A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta de risco de temporal para a capital do estado, destacando que a tempestade pode vir acompanhada de ventos fortes e até mesmo queda de granizo ao longo do fim de semana.
De acordo com o Simepar, um sistema de baixa pressão, que concentra a umidade, se formou sobre o Paraguai e se expande em direção ao leste, afetando todo o Paraná. Com a chegada de uma frente fria, que se desloca pelo litoral sul brasileiro, a instabilidade aumenta e o encontro dos fenômenos gera as tempestades. Em Cascavel, já foram registradas ocorrência de granizo e, em Palotina, os ventos chegaram a 100 km/h.
O fenômeno, porém, deve ter maior intensidade no interior. Em Curitiba, a previsão do meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Simepar, é para que a chuva seja significativa, mas que não caia com tanta intensidade nesta sexta-feira. “Pode até ter alguma pancada de chuva mais forte, mas não teremos tempestade hoje. Amanhã o tempo piora. Não dá para dizer um número magico, mas no total do dia deve ter um volume significativo de chuva”, destacou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, a capital deve ter rajadas de ventos próximas dos 100 km/h na capital, com chuvas pontuais que podem chegar a 60 milímetros por hora. Há risco, portanto, segundo o instituto, de corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos, como os vistos nas últimas chuvas que atingiram Curitiba, em outubro, quando cerca de 21 mil casas ficaram sem luz e 80 árvores caíram na cidade.
Outro perigo durante as tempestades é a queda de raios. No último mês, mais da metade das 1,17 milhão descargas elétricas que ocorreram na região Sul do Brasil foram no Paraná.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais