Cinquenta e uma pessoas foram presas no Paraná nesta sexta-feira (24) suspeitas pelos crimes de homicídio, feminicídio e outros durante a Operação Cronos, do Ministério da Segurança Pública. A ação foi realizada simultaneamente em outros 15 estados e contou com a participação de 6.600 policiais civis de todo o Brasil.
Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial entre os países que mais registram casos de feminicídio em todo o mundo. Coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC), a Operação Cronos, foi definida após uma reunião com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em julho deste ano.
Leia também: PM confirma que sirene de viatura que atropelou mulher na canaleta estava desligada
“O nosso principal foco é a violência contra a mulher. Temos quantidades menores de mandados de feminicídio porque geralmente eles são cumpridos de forma imediata, a prisão ocorre em quatro dias no máximo”, explicou a delegada Marcia Marcondes, da coordenadoria das Delegacias da Mulher (Codem).
De acordo com a delegada, os mandados cumpridos nesta sexta faziam, em sua maioria, referência a crimes que não culminaram com a morte das vítimas. “Crimes menores, como lesão corporal, ameaça, envolvendo a Lei Maria da Penha, porque os mandados de prisão não saem de maneira imediata”, detalhou.
“Esses mandados são de prisão ou busca e apreensão, e são mandados que estavam pendentes em cumprimento – alguns foragidos e outras buscas realizados porque a vítima relata que o autor das ameaças tem uma arma em casa”, explicou o delegado coordenador da operação no Paraná, Hamilton da Paz.
O nome da Operação está relacionado com a supressão do “tempo de vida da vítima”, reduzido pelo do autor do homicídio/feminicidio.
Números da Operação Cronos
Presos por homicídios – 1
Presos por feminicídio – 4
Presos Maria da Penha – 23
Presos por outros crimes – 18
Presos em flagrante – 5
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião