A construção do Terminal do Tatuquara, na zona sul de Curitiba, começou quarta-feira (16). Com 3,4 mil metros quadrados, o novo terminal custará da obra é de R$ 8,2 milhões, com recursos do governo federal e contrapartida da prefeitura. A previsão é de que os trabalhos durem entre 12 e 15 meses. A obra inicia quase cinco anos após o desenvolvimento do projeto e ao menos três mudanças na data de início da construção. O Tatuquara faz parte do pacote de construção ou reforma de nove terminais anunciados pelo prefeito Rafael Greca (PMN).
O Terminal do Tatuquara receberá 10 linhas alimentadoras para descentralizar o transporte na região, hoje concentrado no Terminal do Pinheirinho. Entre as linhas que circularão pelo novo terminal estão Rio Bonito, Dalagassa, Pompeia, Janaína, Santa Rita, Rurbana e Tatuquara. Em conjunto com a construção do terminal, outras obras de melhorias serão feitas na região, como o ativamento do binário e viaduto da Vila Pompéia, a pavimentação da estrada Delegado Bruno de Almeida e a construção de ligações com a Linha Verde, Araucária e Fazenda Rio Grande.
- Leia mais - Tempestade arrasta ferry-boat em Guaratuba e faz barcos voarem no litoral
O novo terminal será o primeiro de Curitiba a ter integração intermodal, com bicicletário. O espaço contará com 108 vagas para bicicletas e também com vestiários para que os passageiros possam usar os dois meios de transporte: ônibus e bicicleta.
“A construção do terminal é um passo a mais em direção à região sul de Curitiba para a integração do transporte metropolitano. Quando fui candidato, prometi que faria da Grande Curitiba uma só e que o meu Tatuquara querido seria cada vez menos só o buraco do tatu – o que quer dizer o seu nome indígena – para se transformar numa região de progresso”, afirma o prefeito Rafael Greca sobre o início da obra no site da prefeitura.
- Veja também - Guarda Municipal ganha viaturas para reforçar segurança de espaços públicos em Curitiba
O terminal atenderá moradores dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba , na zona sul de Curitiba, onde vivem cerca de 116 mil pessoas. “O Terminal Tatuquara começa a consolidar a região mais nova da cidade como parte integrante da estrutura urbana de Curitiba. Até então isolado, dividido, sem malha viária, com acesso muito difícil, o Tatuquara merece um terminal de transporte”, conclui o prefeito.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião