• Carregando...
Rogério Bonini escreve a frase na vitrine da Vita’s: objetivo é que pedestres e passageiros leiam e se conscientizem. | Aniele Nascimento /Gazeta do Povo
Rogério Bonini escreve a frase na vitrine da Vita’s: objetivo é que pedestres e passageiros leiam e se conscientizem.| Foto: Aniele Nascimento /Gazeta do Povo

O comerciante Rogério Bonini, 62 anos, não poderia ser mais direto. Para tentar conscientizar os homens da importância do exame de toque para prevenir o câncer de próstata, ele escreveu na vitrine da loja Vita’s Materiais Médicos, no Centro de Curitiba, a mensagem “Cara, seja homem, aceite o toque ”. A mensagem aproveita a campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata.

- Leia também - Horta comunitária de Curitiba é reconhecida pela ONU após ser multada pela prefeitura

Rogério, que trabalha há 31 anos na loja na Rua Lourenço Pinto, quase esquina com a Pedro Ivo, afirma que quis aproveitar o grande fluxo de pessoas que passa na frente do comércio para tentar fazer a conscientização. A loja fica entre as duas estações-tubo mais movimentadas do Centro : a da Praça Carlos Gomes, onde param as linhas biarticulado Boqueirão e Ligeirão Boqueirão, e na Pedro Ivo, onde para a linha Ligeirão Pinheirinho. “A primeira coisa que os passageiros olham quando o Ligeirão sai da estação aqui do lado é a nossa loja. E já está chamando a atenção. Escrevi faz pouco tempo na vitrine e o ônibus passa com todo mundo olhando”, revela Rogério.

O gerente afirma que sempre tenta quebrar o preconceito dos clientes em relação não só ao exame de toque. Mês passado, durante a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, Rogério fiz que muitos clientes não gostavam de levar os produtos em sacolas rosas, agora azuis por causa do Novembro Azul. “Quando eles me pediam para trocar a sacola rosa, eu aproveitava para explicar que a cor na verdade é para alertar dos riscos de uma doença que pode atingir a esposa, a filha ou a mãe deles”, aponta Rogério.

A mesma coisa ele faz em relação ao exame de toque na próstata. “Essa frase na vitrine não é propaganda da loja. O nosso objetivo é que as pessoas passem de ônibus ou na calçada, leiam e se conscientizem de que o preconceito não pode ser maior do que a vida, porque o exame pode salvar vidas”, reforça Rogério.

O câncer de próstata é segunda maior causa de morte oncológica masculina no mundo. Por ano, uma média de 307 mil homens morrem com a doença, segundo a ONG britânica Cancer Care. A partir dos 40 anos, é recomendável que o homem faça o exame de toque anualmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]