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Lojas de calçados e roupas estão entre os principais comércios que já promovem os descontos. | Cecília Tümler/Gazeta do Povo
Lojas de calçados e roupas estão entre os principais comércios que já promovem os descontos.| Foto: Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Liquida Black, Black Week, Black November ou Total Black. Com esses e outros nomes, as promoções que antecedem a Black Friday, dia mundial de preços baixos no comércio que acontece em 24 de novembro, já tomam conta das lojas no Centro de Curitiba. Trazendo descontos de até 70%, as campanhas tentam melhorar as vendas em novembro, um mês tradicionalmente fraco para os comerciantes. Já para os consumidores, é a oportunidade para antecipar as compras de Natal com preços mais baixos.

No Centro, diversas lojas tentam atrair os clientes para as promoções com balões e placas chamativas. A tática, explica Raquel Rodrigues, gerente de uma loja de calçados no calçadão da Rua XV de Novembro, está ajudando a aumentar as vendas em novembro, que começou muito fraco. “Ano passado não fizemos essa pré-Black Friday, mas como vimos que agora estava tendo muita pouca saída, decidimos começar a campanha”, explica. Entre os produtos com maiores descontos no estabelecimento está uma das marcas de tênis cujo preço caiu de R$ 169 para R$ 59, e sandálias que reduziram de R$ 159 para R$ 59.

Desde que começou a campanha, outra loja de calçados na XV viu as vendas crescerem em 30%. “As pessoas passam, veem os balões e placas da campanha e entram para ver”, conta a gerente Miriam Martins. Na loja, que também tem redução de até 70%, a promoção pré-Black Friday também aconteceu ano passado, mas em 2017 começou muito antes. E, apesar de ainda não estar rendendo o resultado desejado, a expectativa da maioria dos lojistas é de que as vendas disparem quando a população começar a receber a primeira parcela do 13.º salário, a partir de segunda-feira (20)

Balões e placas chamativas nas vitrines despertam a curiosidade dos consumidores no Centro de Curitiba.Cecília Tümler/Gazeta do Povo

As lojas de rede também estão usando a mesma técnica para atrair os clientes. Um exemplo é a varejista C&A, que também tem produtos até 70% mais baratos pela campanha chamada de Liquida Black.

O comércio também quer usar o mês de novembro para estimular as compras de Natal. Para isso, algumas lojas estão flexibilizando o período de trocas. Em uma loja de roupas na Boca Maldita, basta conversar com o vendedor para obter a possibilidade das vestimentas serem trocadas até 15 dias após o Natal.

Na opinião dos clientes, começar a campanha mais cedo traz vantagens: “Eu costumo mais é comprar eletrodomésticos na Black Friday, mas com essas campanhas antecipadas estou dando uma chance para as roupas e calçados também”, conta a empresária Beatriz Aparecida, de 47 anos.

Vantagem ou enganação?

Mesmo que muitos descontos sejam realmente vantajosos para o consumidor, é preciso estar atento ao tipo de produto oferecido. Em uma ótica no Centro da cidade, por exemplo, a placa indica 70% de desconto nos produtos, mas a redução só é válida para modelos de armação muito antigos e defasados. Para evitar esse tipo de cilada, o ideal é que o consumidor pesquise bem antes de comprar, sempre comparando o preço oferecido com o preço antes da promoção.

Colaborou: Cecília Tümler

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