O comércio de Curitiba passou a funcionar até mais tarde em dezembro, para atender as demandas de compras de Natal da cidade. De segunda a sexta-feira as lojas de rua ficam abertas até às 22h, nos sábados até às 21h e nos domingos às 19h. O horário de abertura, enquanto isso, permanece o mesmo - 8h ou 9h, dependendo de cada loja.
LEIA MAIS: Compras de Natal em Curitiba: 5 dicas de segurança para essa época do ano
De acordo com Glaucio Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), o horário ampliado é uma tradição do comércio de rua e tem o objetivo de facilitar as compras fora do horário de expediente. O presidente explica que a expectativa dos comerciantes é que a extensão melhore o movimento e aumente as vendas: “Só para exemplificar, no ano passado a circulação na Rua XV de Novembro subiu de 120 mil pessoas por dia para 180 mil pessoas por dia com a ampliação do horário do comércio”, lembra. O aumento de consumidores deve valer, também, para lojas fora do eixo central de compras da cidade.
A expectativa de aumento nas vendas também tem relação com o pagamento do 13º salário. “Este ano várias empresas e o próprio governo pagaram a primeira parcela do 13º antecipada, o que permitiu que as pessoas pagassem dívidas para estarem liberadas para comprar no Natal”, explica Geara.
Mesmo tendo dinheiro no bolso, o consumidor deve seguir uma dica que, de acordo com o presidente, é valiosa: não é recomendado deixar para comprar na última hora, comportamento comum do consumidor brasileiro que acaba afastando-o dos melhores preços e produtos.
Colaborou: Cecília Tümler
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”