Escolas públicas e privadas de Curitiba têm cobrado a declaração de vacinação dos estudantes. Uma lei estadual determina que o documento é necessário para fazer a matrícula do aluno. Segundo a lei, a falta de apresentação da Carteira de Vacinação ou a constatação de que alguma das vacinas obrigatórias não foi tomada não impossibilitará a matrícula. No entanto, a situação deverá ser regularizada pelo responsável em até 30 dias. Em caso de descumprimento, o Conselho Tutelar poderá ser comunicado imediatamente para providências.
- Leia também: Previsto para julho, aplicativo de táxi de Curitiba deve acirrar concorrência com outros app
Conforme a prefeitura de Curitiba, para ter acesso à declaração é necessário ter cadastro no aplicativo Saúde Já. O cadastro pode ser próprio ou como dependente de outros usuários. Depois do login, basta selecionar a opção ‘declaração’ e, então, ‘carteira de vacinação’. Se não houver doses pendentes, o sistema gera uma versão para ser impressa e que pode ser compartilhada por e-mail ou drive, por exemplo.
O aplicativo Saúde Já pode ser instalado em smartphones ou tablets – tanto nas plataformas Android ou iOS gratuitamente – basta baixá-lo na App Store (aparelhos com sistema iOS) ou na Play Store (aparelhos com sistema Android) ou pelo site da prefeitura.
Embora em caso de viagens o documento não substitua o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) emitido pela Anvisa, ele pode também ser usado por qualquer pessoa para consultar se o esquema vacinal está em dia. Parte do processo também pela internet.
O acesso ao Saúde Já também ajuda qualquer pessoa cadastrada em uma das unidades de saúde de Curitiba a manter o cronograma de vacinação em dia, já que, por meio dele, é possível consultar quais vacinas estão em dia e quais não.
Caso a pessoa não tenha interesse ou não possa baixar a declaração pelo smartphone, ela deve levar a carteira de vacinação até uma unidade de saúde e, não havendo vacinas em atraso, a declaração será impressa pelos profissionais do posto. Caso seja necessário, o estudante poderá ser vacinado para completar o quadro vacinal.
Veja como conseguir a declaração de vacinação pelo aplicativo
1)Após fazer o login no Aplicativo Saúde Já, selecione qual usuário precisa da Declaração (pode ser o titular ou um dos dependentes cadastrados).
2) Acesse a opção “Carteira de Vacinação”.
3) Confira no campo “Em Atraso” se não falta nenhuma vacina para ser atualizada no esquema vacinal. Caso sim, é preciso ir até uma Unidade de Saúde para completar a carteira.
4) Caso todas as vacinas estejam em dia, no canto direito da tela, clique nos pontinhos para abrir a opção “Carteira de Vacina”.
5) O sistema vai gerar uma versão que pode ser impressa da Carteira e Declaração de Vacinação. Ao final do documento, consta a declaração de que o portador está em conformidade com a indicação de esquema vacinal preconizada para sua faixa etária.
6) O documento pode ser compartilhado para um meio digiral (email, drive, bluetooth, em que possa ser impresso posteriormente).
Indústria brasileira rejeita redução de taxa sobre EUA para "acalmar" Trump
Julgamento de Jair Bolsonaro é risco à imagem do Brasil; acompanhe o Entrelinhas
Moraes manda PGR analisar pedido de prisão preventiva de Bolsonaro
Desaprovação a Lula sobe a 56% e avança no Nordeste, base eleitoral do petista