Mesmo sendo pouco visível no Hemisfério Sul, os curitibanos mais curiosos podem conferir o eclipse solar que acontece nesta segunda-feira (21). Para isso, no entanto, é preciso contar com uma pequena ajudinha da tecnologia. O evento é totalmente visível apenas na parte norte do globo e, por aqui, será possível acompanhar a sobreposição dos astros por transmissões ao vivo pelo site oficial da NASA e até mesmo pelo Twitter.
Confira como assistir ao eclipse em Curitiba
Considerado por especialistas como um dos principais eventos astronômicos do ano, o eclipse solar total acontece quando a Lua se coloca em frente ao Sol, ocultando a sua luz. Desta vez, ele só será apreciado no Hemisfério Norte graças à coincidência de trajetórias da Lua e do Sol naquela região. A inclinação do globo faz com que os pontos ao sul do equador não tenham bloqueio total do sol pela lua.
Por conta disso, o evento está sendo chamado de “Grande Eclipse Americano”, já que os Estados Unidos devem ser o país com mais intensidade. Por lá, ele poderá ser observado em uma faixa que percorre praticamente todo o país, de costa a costa.
Como assistir
É possível assistir o eclipse em dois canais distintos. O primeiro é pelo site da NASA, que possibilita inclusive a troca de câmeras em 17 pontos de observação da agência.
O internauta pode também acessar a rede social Twitter, que faz a retransmissão do sinal da agencia americana e vai trocando os pontos de observação disponibilizados pela Nasa e inclui cenas de cidades daquele país em que o sol está totalmente encoberto ou onde as pessoas estão se reunindo para observar o fenômeno.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”