Em Curitiba, a secretaria municipal da Saúde registrou, nesta quinta-feira (27), 987 novos casos de infecção pelo coronavírus e mais 25 mortes de moradores da cidade em decorrência da Covid-19. Vinte e um destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As vítimas são 15 homens e 10 mulheres, com idades entre 22 e 86 anos. Quinze pessoas tinham menos de 60 anos.
Desde o início da pandemia até agora, já são 5.323 mortes e 211.557 infectados, dos quais 196.291 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença. São 9.943 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. Confira a evolução dos casos de coronavírus em Curitiba e no Paraná.
Mais 14 leitos de UTI são ativados
Ainda de acordo com a pasta da Saúde, a taxa de ocupação dos 539 leitos de UTI do SUS exclusivos para pacientes com sintomas da Covid-19 está em 106%. Boletim anterior, desta quarta-feira (26), já indicava a falta de vagas. Já a taxa de ocupação dos 726 leitos de enfermaria do SUS para Covid-19 subiu para 99% - boletim anterior apontava 96%. Há nove leitos vagos.
O número de 539 leitos de UTI já considera a ativação de mais 14 leitos. Nesta quinta-feira (27) foram ativados dez leitos de UTI adulto no Hospital do Idoso Zilda Arns e outros quatro no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em razão da demanda de pacientes para internação nesse tipo de leito.
A ampliação, segundo a secretaria da Saúde, considera o último levantamento, que indicou 50 pacientes em assistência nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Curitiba com indicação para atendimento em UTI na rede hospitalar do SUS.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”